


Durante os dias 13, 14 e 15 de setembro, a Equipe Robok de Futebol de Robôs, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participou da Winter Challenge, a maior competição de robótica da América Latina. O evento ocorreu em Concórdia – SC e foi promovido pela Robocore. A participação no evento abrangeu o público em geral.
A Robocore, empresa de robótica e automação, vende produtos e promove atividades que se relacionam a essa área, como a Iron Cup, evento realizado no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí – MG, da qual a Robok participou em março deste ano.
Promovido anualmente, a Winter Challenge é o maior campeonato de robótica latino-americano, no qual os competidores podem participar em diversas categorias, como Combate, Futebol, Seguidor de Linha, Robo Trekking, ArtBot, Hockey e Sumô. A subcategoria futebol-mini, na qual a Robok atuou, foi incluída na competição em 2018. Este ano foi a primeira vez que o time participou dessa competição.
Mais de mil competidores participaram da Winter Challenge neste ano, que aconteceu durante a Expo Concórdia 2019, o que contribuiu para que o evento tivesse grande número de espectadores.
Em sua maioria, as equipes participantes representaram universidades brasileiras, porém também competiram equipes sem vínculo universitário. O professor Christiano Henrique Rezende, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti), esteve acompanhando a equipe da Unifei.
A Robok conta com o apoio de vários patrocinadores e, desde 2018, vem passando por um período de reestruturação interna e de criação de um novo projeto, o que tem proporcionado um crescimento significativo nos últimos meses graças ao empenho de seus integrantes.
Segundo seus integrantes, apesar de não ter conquistado nenhuma premiação na competição, a equipe adquiriu experiência para os próximos campeonatos: “A participação nesse tipo de evento é muito importante, pois agrega muito conhecimento aos membros da equipe, visto que há uma grande troca de informações entre os participantes. Desse modo, sempre retornamos com muitas novidades para implementar nas próximas competições e, assim, contribuir cada vez mais com o avanço da equipe. Além disso, toda experiência e conhecimento adquiridos serão transmitidos para os próximos membros que ingressarem no projeto”.