






As equipes de competição acadêmica Cheetah Racing e Cheetah e-Racing, do campus sede, e Iron Racers, do campus de Itabira, representaram a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) na 19ª Competição Fórmula SAE Brasil, evento realizado entre 02 e 06 de agosto de 2023, na cidade paulista de Piracicaba. Mesmo não conquistando as principais posições em suas categorias, elas alcançaram resultados importantes no evento.
O torneio, que ocorre anualmente no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) e conta com diversas equipes de universidades de todo o país, tem como objetivo oferecer aos alunos das Engenharias a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em uma competição com o desenvolvimento de um veículo do tipo fórmula a combustão ou elétrico.
A competição acontece durante três dias, com testes de estática e dinâmica dos carros, avaliando o desempenho dos veículos na pista automobilística. Disputada no Brasil desde 2004, a Fórmula SAE Brasil teve início nos anos 1980, nos Estados Unidos, ocorrendo, atualmente, em diversos países do mundo.
O reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, esteve presente na competição, incentivando a participação dos estudantes dos dois campi. Segundo ele, “as equipes de competição acadêmica são um grande orgulho para nossa Universidade e sempre terão apoio da Reitoria em tudo que for possível para que seus objetivos sejam alcançados”.
Cheetah Racing
A equipe Cheetah Racing, coordenada pelo professor Bruno Silva de Sousa, tem o propósito de construir um carro do tipo fórmula e competir em torneios. Fundada em 2011, a equipe participa anualmente da Fórmula SAE Brasil desde 2012, ano em que foi considerada a melhor equipe estreante.
Neste ano, ela alcançou as seguintes posições: 2ª em Eficiência, 6ª em Enduro, 10ª em Design, 13ª na Classificação Geral, 14ª em Apresentação, 16ª tanto em Aceleração como em Skid Pad e 27ª em Custos.
Cheetah e-Racing
A equipe Cheetah e-Racing, coordenada pelo professor Felipe de Souza Eloy, foi fundada em 2013, tem como objetivo projetar e construir um carro elétrico tipo fórmula e também participa anualmente da Competição Fórmula SAE Brasil.
No torneio deste ano, a Cheetah e-Racing terminou em 1º lugar na prova de Custos, com vantagem de 25 pontos para o 2º colocado, e obteve a 6ª colocação na classificação geral entre 17 equipes.
Iron Racers
A equipe Iron Racers, projeto de Fórmula SAE da UNIFEI do campus de Itabira, que está sob a coordenação do professor Leonardo Albergaria Oliveira, obteve as seguintes colocações: 26ª na prova de Design, 29ª na Classificação Final, 30ª na Apresentação e 31ª em Custos.
Campeões
Na categoria Combustão, o pódio foi composto pela equipe Zeus Fórmula SAE, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em terceiro; equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia, com o vice-campeonato, e a equipe Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com a medalha de ouro.
Na categoria Elétrico, o bronze ficou com a equipe Fórmula Tesla UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais. A prata ficou com a equipe Ampera Racing, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o título de campeão ficou com a equipe B’Energy Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS).
Mais informações sobre a 19ª Competição Fórmula SAE Brasil podem ser conferidas em: https://saebrasil.org.br/eventos/19-competicao-formula-sae-brasil-549/