A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), em conjunto com o Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH) e com apoio da Fundação de Pesquisa e Assessoria à Indústria (FUPAI), iniciou a segunda turma do curso de Especialização em Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas. O curso, com duração de 450 horas, oferece ensino de disciplinas relacionadas a estudos hidroenergéticos e aborda temas como viabilidade técnica e econômica, dimensionamento e especificação de componentes hidromecânicos, elaboração de projeto básico, aspectos regulatórios e ambientais.
As aulas são ministradas por profissionais da área como o engenheiro Mário Jorge Daher, representante do Operador Nacional do Sistema (ONS), que abordou a operação do Sistema Elétrico Nacional e enfatizou a existência de espaço no mercado para todas as formas de geração de energia, principalmente as PCHs, eólicas e geração térmica. Engenheiro Jamil Abid, superintendente de Estudos Hidroenergéticos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ministrou sobre procedimentos de registro e autorização de PCHs na agência. “A realização desse curso faz com que os empreendedores e consultores do setor elétrico tenham uma visão mais abrangente e não restrita em relação ao projeto especificamente” ressaltou o superintendente.
Segundo o engenheiro Paulo Pedrosa, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (ABRACEEL) que ministrou aula sobre a comercialização de energia, disse que “esse é um mercado limitado pela oferta e quanto mais pessoas conhecerem, prospectarem e avaliarem projetos, melhor será para o setor. É um mercado com potencial grande de crescimento e um curso como esse é fundamental para o desenvolvimento do mercado”, completou.
O vice-presidente da Associação Brasileira dos Investidores de Auto Produção de Energia Elétrica (ABIAPE), Cristiano Abijaode Amaral, também foi um dos convidados para o curso e abordou em sua aula os Aspectos Regulatórios. Amaral teve sua formação especializada em um curso de PCH e segundo ele o curso é fundamental para os profissionais do setor. O diretor executivo da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de energia Elétrica (APMPE), Fábio Sales Dias, ministrou aula sobre a Visão do Empreendedor no mercado de PCHs.
Coordenado pelos professores Geraldo Lúcio Tiago Filho e Regina Mambeli Barros, o curso é dividido em dez módulos, sendo nove técnicos e o outro de acompanhamento do trabalho de conclusão de curso. A especialização sobre pequenas e médias centrais hidrelétricas é destinada a profissionais das áreas de empreendimentos hidrelétricos, além das áreas de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, Ambiental, Hídrica, Agrícola e Agronomia; Jurídica, Administrativa, Comunicação e demais profissionais com interesse no campo de PCHs.
”
