A Diretoria de Cultura e Extensão Social da Unifei (DCS) promoveu, junto às escolas municipais de Itajubá, o concurso de poesia intitulado “O papel da Universidade”. O concurso teve como objetivo promover a reflexão sobre a importância da universidade na sociedade, utilizando a poesia como meio de expressão artística e cidadã.

A iniciativa fez parte do I Circuito Cultural CHC Unifei, que celebrou a diversidade de expressões culturais da região. No evento, alunos(as) da Escola Municipal Dr. Antônio Salomon e da Escola Municipal Santo Agostinho, ganhadores(as) do concurso, tiveram a oportunidade de declamar suas poesias para o público. Foram seis poesias selecionadas e premiadas, as quais podem ser lidas na sequência.



A ação teve apoio do projeto de extensão MakerSpace, que confeccionou um troféu em homenagem aos(às) participantes.
Este concurso reforçou a parceria entre universidade e comunidade na valorização da cultura local e da educação como práxis transformadora.