• Este evento já passou.

Seminário GIFT 2021 – Redução dimensional térmica e evaporação de buracos negros

22 setembro - 17:45 a 19:00

Descrição: Neste seminário vamos analisar como uma modificação no número de dimensões ‘térmicas’, advinda de uma relação de dispersão modificada por efeitos de gravitação quântica, afeta a geometria e a termodinâmica de um buraco negro afetando, portanto, sua taxa de evaporação. Para isso, utilizaremos a solução de Kiselev para buracos negros (2003), dado que nesse cenário a influência da dimensão térmica pode ser minuciosamente implementada. Para o caso onde a dimensão térmica se reduz a 2, caso de extremo interesse em gravitação quântica, mostramos que tais modificações podem produzir assinaturas relevantes na taxa de evaporação.

Inscrição na lista de e-mails dos seminários GIFT (basta fazer uma única vez – até às 12h do dia do seminário):

Data:
22 setembro