
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da sua agência vinculada Invest Minas, celebrou um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa chinesa FTXT (GWM Hydrogen) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Este acordo visa promover a transferência e o intercâmbio de tecnologias relacionadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa para caminhões e outros veículos da FTXT/GWM.
Os caminhões, equipados com células a combustível que convertem hidrogênio em eletricidade, serão abastecidos no Centro de Hidrogênio Verde da UNIFEI e realizarão, de forma experimental, a rota entre a cidade no sul do estado e São Paulo (SP). A UNIFEI terá a responsabilidade de fornecer o hidrogênio e colaborar em pesquisas sobre essa tecnologia. O reitor da Unifei, Edson Bortoni, destacou: “O grande diferencial deste acordo é que a empresa trará não apenas os produtos, mas também sua tecnologia para Minas Gerais.”
O MoU tem duração de 12 meses, podendo ser renovado por mais 60, e estabelece a cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, com o objetivo de testar uma rota sustentável de transporte. Essa parceria, que une esforços entre governo, academia e setor privado, representa um marco na inovação energética em Minas Gerais, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de soluções sustentáveis.
Matéria completa disponível no link: https://desenvolvimento.mg.gov.br/inicio/noticias/noticia/2679/governo-de-minas,-unifei-e-grupo-chines-assinam-termo-para-cooperacao-no-uso-de-tecnologias-ligadas-ao-hidrogenio-verde