









Organizada e conduzida pela UNIFEI, no segundo semestre deste ano, a I Jornada Itajubense e Itabirana de Ciências, Tecnologia e Educação (I JItaCiTE), projeto de extensão registrado na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), teve como objetivo promover ações de popularização da Ciência nas escolas públicas das regiões de Itajubá e Itabira.
A Jornada foi composta por ações itinerantes de experimentação científica em escolas e praças das regiões citadas, assim como pela realização de quatro concursos voltados principalmente para alunos e professores da educação básica e para acadêmicos da Universidade. Foram desenvolvidos, em paralelo, o I Concurso de Iniciação Científica da UNIFEI, além da primeira edição de concursos de Redações, de Práticas Pedagógicas e de Vídeos de Divulgação Científica das escolas públicas de Itajubá e Itabira.
Também aconteceu o concurso de Iniciação Científica (IC), do qual participaram estudantes da Universidade, com o espaço específico para submissão e apresentação de trabalhos por meio de pôsteres, os quais puderam também ser divulgados no V Simpósio de Iniciação Científica da UNIFEI, realizado em novembro.
Campus de Itajubá
No primeiro dia de evento, estavam previstas exposições de projetos especiais da UNIFEI no campus sede, que foram adiadas devido ao período chuvoso. A palestra de abertura ficou a cargo da professora Jane Raquel Silva de Oliveira, do Instituto de Física e Química (IFQ), que desenvolveu o tema A Universidade e a Divulgação Científica.
No segundo dia, houve apresentações de trabalhos de IC inscritos e da companhia de teatro “Quitrupe”, com a peça “O dia em que a Chapeuzinho usou verde”, além da realização de uma mesa redonda aberta à comunidade da UNIFEI, com os professores Hektor Sthenos Alves Monteiro, João Ricardo Neves da Silva e Juliana Fedoce Lopes, com o tema Popularização Científica e Tecnológica.
No terceiro e último dia de eventos no campus de Itajubá, houve a premiação dos trabalhos vencedores dos concursos realizados durante a Jornada. Todos os participantes receberam troféus, medalhas e aplausos pelos trabalhos vencedores. A cerimônia contou com a participação de representantes das escolas dos alunos e professores vencedores e foi uma oportunidade importante para que a comunidade escolar da região participasse de uma ação voltada para si na Universidade.
Campus de Itabira
Em Itabira, as ações da Jornada tiveram início com um curso básico de Excel aos alunos da UNIFEI, ofertado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Física. Na praça Dr. Acrísio Alvarenga, aconteceram exposições, e a programação foi finalizada com a palestra do professor Wellington Luís Silva sobre ações de divulgação científica cultural do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ele atua.
Posteriormente, abriu-se uma roda de conversa para debater a aproximação da Universidade com a sociedade, trazendo à tona a importância de os saberes científicos romperem com os muros da Instituição, permeando a comunidade ao seu redor. Participaram deste espaço de diálogo os professores Evandro Augusto de Morais e Flávia da Silva Cordeiro, da UNIFEI, e as professoras Angélica Pena e Jéssica Ribeiro, representando, respectivamente, as secretarias municipais de Educação (SME) e de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ).
Encerrando a programação, realizou-se a apresentação dos vencedores do concurso, que foram premiados em uma cerimônia realizada simultaneamente em Itabira e Itajubá. Houve dois vencedores em Itabira na categoria de Práticas Pedagógicas, três na categoria Iniciações Científicas na área de Engenharia e uma na área de Ciências Básicas, além de seis redações premiadas de estudantes das escolas públicas dos municípios da região.