UNIFEI

Jogos Universitários Mineiros 2026, em Itajubá, terá apoio da UNIFEI

A principal competição do esporte universitário de Minas Gerais será realizada entre os dias 31 de março e 5 de abril, reunindo estudantes-atletas de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de todo o estado.

Os jogos promovidos pela Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), definirão os representantes mineiros para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2026) e reforçam o compromisso institucional da UNIFEI com a valorização do esporte universitário.

Técnicos Ricardo de Melo Dias, Gabriel Dambros, Vinicius Rodrigues Costa de Oliveira e o presidente da FUME, Wellington Ferreira de Oliveira

Articulação institucional e organização técnica

A confirmação de Itajubá como sede foi precedida por vistorias de quadras, ginásios e locais de alojamento das delegações.

Priscilha Adriana Vilas Boas, Superintendente Regional de Ensino, e Valéria do Carmo Bento Borges, Diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino, autorizando o uso das escolas estaduais de Itajubá como alojamento para os atletas

Durante a vistoria e toda a agenda técnica, o presidente da Federação, Wellington Oliveira, foi acompanhado por Vinicius Rodrigues Costa de Oliveira, Assessor de Educação Física e Esportes da UNIFEI, responsável pela articulação institucional e coordenação local do evento.

Vinicius destaca que a realização dos JUMs em Itajubá é resultado de planejamento e alinhamento técnico entre Universidade e Federação:

“Receber os JUMs 2026 é fruto de um trabalho estruturado, que envolve análise técnica das instalações esportivas, logística de alojamentos e organização operacional. A UNIFEI tem plena capacidade de sediar um evento dessa magnitude e estamos mobilizando nossa equipe para garantir excelência na execução.”

Além da coordenação institucional, os Técnicos Desportivos Gabriel Dambros e Ricardo de Melo Dias terão papel estratégico na condução do evento. Ambos, que já atuam no treinamento das equipes universitárias, também prestarão apoio técnico à organização dos Jogos.

Vinicius Rodrigues Costa de Oliveira, Wellington Ferreira de Oliveira e Ricardo de Melo Dias

Compromisso da Unifei com o esporte universitário

Para a Reitoria da Universidade, sediar os Jogos Universitários Mineiros reafirma a política institucional de valorização do esporte como eixo formativo.

“Receber os Jogos Universitários Mineiros é motivo de orgulho para a UNIFEI. O esporte universitário desenvolve competências essenciais como liderança, cooperação e resiliência, que dialogam diretamente com a formação acadêmica. Estamos investindo na consolidação do esporte como política institucional permanente.”

A Reitoria também destacou que iniciativas estratégicas na área esportiva demonstram a visão de longo prazo da Universidade:

“Projetos estruturantes, como a parceria com a SAF do Yuracan, evidenciam que a UNIFEI compreende o esporte como campo de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Essa visão dialoga com os JUMs 2026, fortalecendo o esporte universitário e ampliando o protagonismo de Itajubá no cenário estadual.”

Reitoria da UNIFEI, Marcel, Janaina, Thiago, Vinicius Rodrigues Costa de Oliveira e o Presidente da FUME

Modalidades e cronograma

JUMs 2026

Modalidades coletivas:

Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Cheerleading.

Modalidades individuais:

Atletismo, Natação, Judô, Jiu-Jitsu, Tênis de Mesa e Xadrez.

Cronograma:
Pré-inscrição: 06 a 15 de fevereiro de 2026.
Inscrição definitiva: 06 de fevereiro a 06 de março de 2026.
Pagamento: até 09 de março de 2026.
Competição: 31 de março a 05 de abril de 2026.

Presidente da FUME em frente ao prédio da Reitoria da UNIFEI

O esporte e seus impactos positivos.  

A realização dos JUMs 2026, além de movimentar a cidade de Itajubá, vai ampliar a integração entre instituições de ensino superior. E a UNIFEI com os seus 112 anos de existência será uma referência na organização de grandes eventos esportivos universitários.

Com coordenação, suporte técnico qualificado e estrutura adequada, a Universidade se prepara para receber delegações de todo o estado. É o esporte como instrumento de desenvolvimento acadêmico, social e institucional.