UNIFEI

Laboratório De Proteção Do Gqee Recebe Seu Simulador Digital Em Tempo Real

Uma idéia concebida pelo professor Paulo Márcio da Silveira de trazer para a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) um Simulador Digital em Tempo Real, do fabricante canadense RTDSTM (Real Time Digital Simulator) acaba de se concretizar. No dia 29 de junho foi entregue no Instituto de Sistemas Elétricos e Energia, o primeiro cubículo de um RTDS, o qual já se encontra nas instalações do Grupo de Estudos da Qualidade da Energia Elétrica (GQEE).

Um conjunto de ações tornou possível a aquisição deste equipamento de alto custo, dentre estas destacam-se:
i) a elaboração de um projeto de pesquisa submetido e aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), permitindo assim a aquisição do primeiro cubículo do simulador;
ii) o pós-doutorado do professor Paulo Márcio, realizado no ano de 2007 no Center for Advanced Power System (CAPS) da Florida State University (FSU), EUA, cujo leitmotiv foi a utilização de um RTDS de grande capacidade (14 racks) voltado quase que exclusivamente para pesquisas e desenvolvimentos na área de sistemas de potência;
iii) a concepção de um outro projeto de pesquisa na área de proteção elétrica, desta vez apreciado e aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) no final de 2008. Com o recurso recebido já está em andamento a primeira expansão do simulador. O mesmo passará a operar com dois racks e quatro Giga Processor Cards, aumentando assim a seu poder de processamento paralelo e a sua capacidade de rodar maiores sistemas.
 

No Brasil, o único RTDS de grande capacidade (8 racks) está no centro de estudos de Furnas Centrais Elétricas, no Rio de Janeiro.
 

Recentemente um RTDS constituído de um rack básico foi adquirido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e outro pelo Parque Tecnológico de Itaipú. Razão pela qual a UNIFEI torna-se a segunda universidade do país (e quarta instituição) a possuir um equipamento desta natureza, o qual representa o estado da arte em estudos de transitórios eletromagnéticos para fins de proteção e controle em tempo real.
 

As primeiras pesquisas que serão desenvolvidas no GQEE, envolvendo simulação em tempo real, estão relacionadas com: (i) proteções de linhas de transmissão com compensação série fixa e/ou dinâmica (sistemas FACTS); (ii) desenvolvimento de algoritmos de proteção e localização de falta em linhas de grande complexidade operacional e (iii) proteção e qualidade em sistemas com geração distribuída. A filosofia "Hardware in the Loop" usando o RTDS, será uma dos principais \’ingredientes\’ das investigações e desenvolvimentos dentro do C-QCE.
 

Atualmente o GQEE possui em seu quadro os professores e pesquisadores Paulo Márcio da Silveira (coordenador), José Maria C. Filho (coordenador cdjunto), José Policarpo G. Abreu, Hector Arango, Benedito Bonatto e Fernando N. Belchior, além de um grupo de orientados da graduação e da pós-graduação (mestrandos e doutorandos).
 

O RTDS faz parte dos planos de aparelhamento dos laboratórios do Centro de Estudos em Qualidade e Compatibilidade Elétrica (C-QCE), em construção no ParcTec de Itajubá. Este centro de pesquisa e desenvolvimento, iniciado com a liderança do professor Policarpo, atual Diretor Científico da FAPEMIG, contará com uma infra-estrutura que permitirá a realização dos mais diversos estudos e desenvolvimentos em qualidade da energia elétrica, medição e proteção de sistemas elétricos.
 

Informações adicionais sobre o RTDS podem ser obtidas no sítio www.gqee.unifei.edu.br
 

Veja mais notícias

Rolar para cima
Acessar o conteúdo