UNIFEI

Orquestra Opus Abre Os Eventos Culturais Do Centenário Da Unifei

A Orquestra Opus, de Belo Horizonte, se apresentou para a comunidade itajubense e acadêmica marcando a abertura de uma série de eventos culturais que irão nortear o ano do centenário da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A apresentação, coordenada pela Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, através do professor Paulo Cezar Nunes, contou com a participação do saxofonista João Frederico Sciotti, mais conhecido como Derico, componente do Sexteto do Jô, do programa do humorista, escritor e apresentador Jô Soares . O músico Derico, repetindo a sua performance humorística da televisão, interagiu com o bom público que prestigiou o evento.

A orquestra, formada em 2006, é composta por 15 músicos entre cordas e sopros. A OPUS tem a proposta de popularizar a música orquestral e erudita e aproximar a música popular do arranjo clássico. O repertório é voltado para a música brasileira. As apresentações da orquestra envolvem execuções de obras de Compositores eruditos e arranjos exclusivos da música popular brasileira.

A orquestra de Câmara OPUS apresenta o projeto “Orquestrando Brasil” realizando apresentações em mais de 60 cidades de seis estados brasileiros com o patrocínio da TRACBEL, VOLVO e CEMIG através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Em 2007, este projeto resultou na gravação de um CD, cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público nas apresentações da orquestra.

A partir do lançamento do CD “Orquestrando Brasil”, a OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011 realizou quatro concertos no Peru e também na Europa, em 2012, com quatro concertos na Alemanha e França.

A Orquestra OPUS já se apresentou com inúmeros artistas convidados como: Derico Sciotti (Saxofonista do Programa do Jô), Ulla Benz (violino/Alemanha), Jasmin Gottstein (flauta/Alemanha), Márcio Carneiro (Violoncelo/Suíça), Knut Andreas (maestro/Alemanha), Fafá de Belém e Milton Nascimento.