Na programação das comemorações do Centenário da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), a Orquestra de Câmara OPUS, realizou uma apresentação em Itabira para a comunidade acadêmica e sociedade local, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
A orquestra, formada em 2006, é composta por 15 músicos instrumentistas de cordas e sopros. Tem a proposta de popularizar a música orquestral e erudita e aproximar a música popular do arranjo clássico. O repertório é voltado para a música brasileira. As apresentações da orquestra envolvem execuções de obras de compositores eruditos e arranjos exclusivos da Música Popular Brasileira.
A OPUS conta com o projeto “Orquestrando Brasil” realizando apresentações em mais de 60 cidades de seis estados brasileiros. Em 2007, este projeto resultou na gravação de um CD, cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público nas apresentações do grupo.
A partir do lançamento do CD “Orquestrando Brasil”, a OPUS foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. A Orquestra já realizou concertos em países da América Latina e Europa.
O destaque da apresentação em Itabira foi a solista sérvia, Ana Zivkovic. Convidada especialmente para o evento, a violinista já recebeu várias homenagens como o Prêmio Internacional de Streza na Itália, agora é integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
”

