Inicial

No final de 2012, por iniciativa do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Dagoberto Alves de Almeida foi nomeada pela portaria n. 1.564, de 20 de dezembro de 2012, a primeira Ouvidora da UNIFEI.

A Ouvidoria é um instrumento que permite o pleno exercício da cidadania. Viabiliza o diálogo do cidadão com a Instituição.
É a democracia participativa em auxilio ao cidadão para com os serviços da UNIFEI.
Atua no processo de interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria nos serviços públicos prestados. (CGU).

A Ouvidoria tem a função de receber, examinar e encaminhar, às autoridades e órgãos competentes da UNIFEI, todas as reclamações, sugestões, elogios e denúncias, (de estudantes, servidores docentes, de técnico administrativos e da sociedade em geral) que lhe sejam enviadas.
É competência da Ouvidoria acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba as resposta as suas manifestações dentro do prazo.

A missão da Ouvidoria da UNIFEI é atuar obedecendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência garantindo o consagrado direito Constitucional do cidadão de peticionar e ao final, apresentar uma resposta ao cidadão dentro do prazo.

A Ouvidoria da UNIFEI,  aderiu ao e-Ouv –  Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo Federal em  08/05/2017 como único meio de registro de manifestações, conforme Portaria nº 3.681 da Ouvidoria da União de 13 de Dezembro de 2016.

Em 2019 o e-Ouv foi integrado à Plataforma Fala.BR, que envolve também o sistema e-SIC e os procedimentos para tratamento dos pedidos de simplificação dos serviços públicos.

A plataforma do Fala.BR foi desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) para permitir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação e do Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos. Tal sistema pode ser acessado pelo endereço eletrônico: https://sistema.ouvidorias.gov.br/.

Você poderá acompanhar o trabalho da Ouvidoria, através do Painel RESOLVEU?  criado pela CGU no link: http://paineis.cgu.gov.br/resolveu/index.htm.

Caso queira saber os assuntos mais demandados, número de denúncias, relatórios anuais, basta acessar o link acima, referente ao Painel RESOLVEU e inserir o nome da UNIFEI e o período que se deseja consultar.

Estamos sempre à disposição.