Perguntas Frequentes

 1 – Como eu faço para registrar uma DENÚNCIA ou RECLAMAÇÃO?

Para registrar qualquer tipo de manifestação, seja, sugestão, elogio, reclamação, denúncia, solicitação de providências, pedido de informação ou solicitação de simplificação dos serviços públicos prestados, acesse o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, Fala.BR, disponível no link: https://sistema.ouvidorias.gov.br/ e realize seu cadastro.

2 – Posso realizar uma denúncia ANÔNIMA?

Sim. Porém a comunicação de irregularidade anônima precisa conter os indícios mínimos de relevância, autoria, materialidade.

3 – A Ouvidoria responderá denúncia ANÔNIMA?

Sim. A Ouvidoria dará o encaminhamento a área responsável, caso a denúncia contenha os elementos necessários para a sua apuração.  Porém o manifestante não terá acesso a esta resposta, pois ao optar pelo anonimato o campo de email no sistema é bloqueado. O manifestante pode optar por pedir restrição de seus dados pessoais ao registrar sua manifestação.

4 – Qual o “caminho da denúncia”, após inserida no sistema?

Para conhecer o caminho da denúncia internamente, criamos o fluxograma abaixo, clique para visualizar:

Fluxograma

5 – Se o cidadão tiver dúvidas, se os elementos que possui são suficientes para realizar a denúncia o que ele deve fazer?

Procurar a Ouvidoria pessoalmente ou por telefone e sanar suas dúvidas antes do registro da manifestação.

6 – Quem pode acessar os serviços da Ouvidoria da UNIFEI?

A Ouvidoria recebe manifestação de qualquer pessoa interessada nos serviços da UNIFEI, são eles: alunos, professores, técnicos administrativos, cidadãos em geral.

7 – Quais são os trâmites que percorrem as manifestações dos cidadãos na Ouvidoria?

1- Análise preliminar das manifestações;
2- Resposta imediata quando possível.
3- Envio da manifestação ao setor envolvido ou a autoridade competente para providências necessárias;
4- Recebimento da resposta do setor;
5- Análise da resposta do setor;
6- Envio da resposta ao manifestante.

8 – Qual é o papel da Ouvidoria?

A Ouvidoria é a unidade responsável pelo processamento das manifestações. A missão da ouvidoria é atuar no elo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados.

9 – O que a Ouvidoria não faz?

A Ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.

10 – Qual o prazo para a Ouvidoria responder?

A lei permite que a resposta seja enviada no prazo de 20 dias prorrogáveis por mais 10, mediante justificativa. Tentamos responder sempre no menor prazo possível.

11 – Como faço para ter acesso ao relatório anual da Ouvidoria?

Você poderá acompanhar o trabalho da Ouvidoria, através do Painel RESOLVEU?

1 – Clique no link: http://paineis.cgu.gov.br/resolveu/index.htm.

2 – Siga as orientações abaixo:

  • Insira o nome da UNIFEI
  • Escolha o período (dia/mês/ano) que deseja, no canto esquerdo da tela.

Você terá acesso ao relatório anual contendo os assuntos mais demandados, número de manifestações, quantidade de denúncias, nível de satisfação do usuário, entre outras informações.