
O doutorando Wilson Trigueiro de Sousa Júnior, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi premiado recentemente em Florianópolis – SC pela elaboração do melhor paper na área de Engenharia de Produção no Brasil. O trabalho tratou do tema principal da tese de doutorado que o discente está elaborando na Instituição e que pretende defender em 2019: o desenvolvimento de um método de Otimização de Simulação a Eventos Discretos.
“Em resumo, quando temos sistemas de produção que se comportam de forma aleatória porém previsível, usamos da simulação para testar os efeitos das perguntas ‘e se…?’, que fazemos para a melhoria dos sistemas produtivos, e ter uma ideia da resposta antes de ser implementada na realidade do chão-de-fábrica. Se para esse sistema existir uma grande quantidade de alternativas a serem avaliadas e não dispusermos de tempo suficiente para testar todas, técnicas de otimização podem ser utilizadas para se encontrar uma boa resposta em um curto espaço de tempo”, explicou o doutorando.
Wilson, que é professor na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e mestrado em Engenharia Mineral com a dissertação em Pesquisa Operacional. Atualmente, ele desenvolve a tese de doutorado sobre Otimização de Simulação a Eventos Discretos, sob a orientação do professor José Arnaldo Barra Montevechi e auxílio do professor Rafael de Carvalho Miranda, que atuam no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Unifei.
Na premiação em Florianópolis, Wilson concorreu com 22 trabalhos de doutorado selecionados pelos programas de pós-graduação em Engenharia de Produção associados à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção (Anpepro) e que participaram do III Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção (Eppgep).
No dia 18 de setembro, às 14 horas, ocorreu a sessão plenária dos finalistas à premiação do doutorado, no auditório do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A entrega da premiação aconteceu às 19h30, durante o jantar do Eppgep no restaurante Versá, na capital catarinense.
Quanto à importância do seu trabalho para a comunidade acadêmica da Unifei e para a sociedade como um todo, Wilson disse que dentro da Pesquisa Operacional em Engenharia de Produção, a otimização da simulação a eventos discretos é uma área importante e consolidada para a aprendizagem do bacharel e o desenvolvimento científico para mestres e doutores nessa área do conhecimento.
Wilson também disse que a otimização da simulação é uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão, principalmente para pessoas que trabalham com sistemas produtivos complexos e que necessitem da avaliação de uma grande quantidade de alternativas em um curto espaço de tempo.