Cesar Lattes

Cesar Lattes

Cesare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, nasceu em Curitiba-PR, no dia 11 de julho de 1924. Filho de imigrantes italianos, iniciou seus estudos em Curitiba e depois se mudou para São Paulo, onde ingressou no Colégio Dante Alighieri. Cursou física e matemática na Universidade de São Paulo, concluindo o curso no ano de 1943. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instalado no Rio de Janeiro.

Estudou os raios cósmicos em laboratório na Bolívia e, depois, seguiu para a Inglaterra para trabalhar no laboratório da Universidade de Bristol junto com o físico italiano Giuseppe Occhialini e com o físico britânico Cecil Frank Powell. Juntos descobriram uma nova partícula atômica, méson pi, dando início a uma nova área de pesquisas: a física de partículas. Por conta da descoberta, Powell recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1950.

Lattes é um dos físicos brasileiros mais ilustres e honrados. Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento da física atômica. Ele também foi um grande líder científico e foi uma das principais personalidades por trás da criação do importante Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

César Lattes trabalhou na Universidade da Califórnia e foi bolsista da Fundação Rockfeller, onde aperfeiçoou seus conhecimentos e foi considerado o maior cientista brasileiro. Em 1949, voltou para o Brasil, assumindo o cargo de professor e pesquisador na Universidade do Rio de Janeiro.

O cientista figura como um dos poucos brasileiros na Biographical Encyclopedia of Science and Technology, como também na Encyclopedia Britannica. Em 1965, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo.

Em sua homenagem, o CNPq batizou o sistema utilizado para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes como o nome de Plataforma Lattes. A Plataforma Lattes é uma base de dados de currículos e instituições de todas as áreas do conhecimento. O Currículo Lattes registra a vida profissional dos pesquisadores, sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados a quase todas as agências de fomento de pesquisa no Brasil.

César Lattes faleceu em Campinas-SP no dia 8 de março de 2005.

Referência:

https://www.ebiografia.com/cesar_lattes/

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Lattes