UNIFEI

Primeira dissertação de Mestrado em Produção é defendida no campus de Itabira

A apresentação da dissertação ocorreu no dia 03 de outubro, no auditório da Unifei em Itabira.
Ícaro Ribeiro e seu orientador, professor Carlos Augusto, à direita.
Os membros da banca avaliando a dissertação.

 

 Os frutos do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus de Itabira já começam a ser colhidos. Trata-se da primeira defesa de dissertação do programa, que ocorreu no dia 03 de outubro, no auditório da Universidade. Até então aluno, e agora mestre, Ícaro Ribeiro foi orientado pelo professor Carlos Augusto de Souza Oliveira, do Instituto de Engenharias Integradas (IEI).

 Em contato com a Coordenação de Comunicação da Unifei em Itabira, Ícaro falou a respeito da sua mais recente formação: “em um mercado cada vez mais competitivo os engenheiros devem buscar o constante desenvolvimento de sua base teórica e prática. Nesse sentido, o mestrado profissional é uma modalidade ideal, pois permite o desenvolvimento científico dos alunos com foco em pesquisas, sem esquecer da aplicação de conhecimentos no mercado de trabalho”.

 Segundo o orientador, professor Carlos Augusto, o Mestrado Profissional em Engenharia da Produção contribui para a formação de recurso humano qualificado e a formação mais aprofundada, através de um curso que propicia ao discente um aprendizado tecnológico e científico, é um fator diferencial em um mercado competitivo. “Empresas que possuem em seu corpo de funcionários, profissionais qualificados com um mestrado, por exemplo, podem aumentar sua produtividade por meio da elevação do nível de competitividade entre seus empregados, e, com isso, melhorar a lucratividade”, defendeu o docente.

 Sobre sua dissertação, Ícaro destacou que se focou em uma proposta de redução de desperdícios e aumento de produtividade em uma microempresa do setor moveleiro na cidade, valendo-se das ferramentas Lean. “Através da pesquisa, a empresa obteve melhor entendimento de seus processos e compreensão de pontos que podem ser melhorados. O Lean é uma filosofia de grande potencial para negócios de diferentes setores e pode potencializar também micro e pequenas empresas”, explicou o mestre.

Sobre o Mestrado

 Instituído em meados de 2017, por iniciativa do professor Emerson José de Paiva, do Instituto de Engenharias Integradas (IEI), o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção foi o pioneiro a ser desenvolvido totalmente no campus itabirano. Atualmente, o programa já está em sua terceira turma e, a cada ano, um novo edital é lançado para ingresso de novos alunos.

 Para obter mais informações, os interessados devem acessar:

www.unifei.edu.br/mestrado-profissional-engenharia-producao

Rolar para cima
Ir para o conteúdo