UNIFEI

Professor e aluno da Unifei participam da Reconcitec 2017 no Recôncavo da Bahia

[:pb]

A IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia aconteceu na UFRB, em Cruz das Almas - BA.
A IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia aconteceu na UFRB, em Cruz das Almas – BA.

O professor Elzo Alves Aranha durante sua palestra Ecossistemas Empreendedores e Inovadores.
O professor Elzo Alves Aranha durante sua palestra Ecossistemas Empreendedores e Inovadores.
O pesquisador Paulo Henrique dos Santos, do NPDE da Unifei, no segundo dia da oficina “Como transformar ideias em startups”.
O pesquisador Paulo Henrique dos Santos, do NPDE da Unifei, no segundo dia da oficina “Como transformar ideias em startups”.
Primeiro dia da oficina “Como transformar ideias em startups”, ministrada pelos representantes da Unifei.
Primeiro dia da oficina “Como transformar ideias em startups”, ministrada pelos representantes da Unifei.
O pesquisador Paulo Henrique dos Santos; a professora Rita de Cácia Santos Chagas, da UFRB, e o professor Elzo Aranha, durante a Reconcitec 2017.
O pesquisador Paulo Henrique dos Santos; a professora Rita de Cácia Santos Chagas, da UFRB, e o professor Elzo Aranha, durante a Reconcitec 2017.

O professor Elzo Alves Aranha, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), e o aluno Paulo Henrique dos Santos, do curso de Engenharia de Produção, que fazem parte do Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras (NPDE) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), estiveram em Cruz das Almas – BA, participando da IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2017), a convite da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Durante o evento, os representantes da Unifei participaram de uma reunião com a equipe da Coordenação de Ensino e Integração Acadêmica da UFRB (Ceiac/UFRB), na qual foram apresentadas as principais linhas de pesquisa do NPDE da Unifei, sua área de atuação e possibilidades de conexões e interfaces com as respectivas áreas em que a equipe da Ceiac/UFRB atua. Como encaminhamentos, foram propostos a criação de um grupo de contatos e o estabelecimento de um cronograma para início imediato das atividades.

Nos dois primeiros dias da Reconcitec, foi realizada a oficina “Como transformar ideias em startups”, ministrada pelos representantes da Unifei e contando com a participação de 25 membros da comunidade acadêmica da UFRB. Na oportunidade, foram apresentados conceitos, métodos e técnicas de como identificar problemas e oportunidades, apresentar soluções criativas e inovadoras e fazer modelagem de negócios, validação e prototipação. Foi proposta aos participantes a continuidade dos trabalhos realizados na oficina através de uma plataforma virtual gratuita criada pelo NPDE da Unifei.

O professor Elzo e o pesquisador Paulo Henrique se reuniram com os professores Ariston Cardoso, coordenador do Núcleo de Gestão de Educação a Distância (Nugead), e Rita de Cácia Santos Chagas, ambos da UFRB. Na ocasião, foi realizado o convite para aquela universidade, por meio do seu Nugead, integrar e receber 50 vagas do Programa de Pós-Graduação em Nível de Especialização Latu Sensu em Empreendedorismo e Inovação na Gestão Pública, que está em fase de implantação na Unifei, que, após aceitação pelo professor Ariston, enviou a proposta básica do programa.

Durante a Reconcitec 2017, aconteceu uma mesa redonda sobre “Ideias Inovadoras, Criativas e Tecnologias Renováveis”, que contou com a participação de mais de 100 pessoas da comunidade acadêmica da UFRB. O professor Elzo Alves Aranha apresentou os indicadores socioeconômicos da região do Recôncavo da Bahia e indicadores internacionais de inovação do Brasil, bem como formas de como aquela região pode trilhar uma trajetória em direção aos Ecossistemas Empreendedores e Inovadores, tema de sua palestra.

Os participantes dessa mesa redonda foram convidados pelo pesquisador Paulo Henrique dos Santos a integrar a plataforma virtual gratuita criada pelo NPDE da Unifei, e mais de 70 estudantes da UFRB passaram seus contatos.

Uma reunião estratégica entre o professor Elzo e professores da UFRB também foi realizada com o objetivo de identificar parcerias e possibilidades de cooperação nas respectivas áreas de pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologias de impacto para a comunidade, nos níveis local, regional e nacional. Foi criado um grupo virtual para prosseguimento das conversações, inclusive sobre a possibilidade de um programa de pós-graduação conjunto voltado à capacitação em aprendizagem ativa, educação empreendedora, design thinking e Taxonomia de Bloom.

No último dia do evento, os representantes da Unifei se reuniram com o professor Dante Galeffi, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e novamente com a professora Rita de Cácia Santos Chagas, da UFRB. Na oportunidade, foram identificadas possibilidades de cooperação em pesquisa e desenvolvimento tecnológico (P&D) entre as três instituições de ensino, com foco em impactos e criação de valor compartilhado para os diversos setores da sociedade.[:]