UNIFEI

[:pb]Projeto promove a visita de mais de 500 alunos do ensino médio à Unifei[:]

[:pb]

Realizado semestralmente, o programa oferece a chance para estudantes do ensino médio e fundamental conhecerem a Unifei – Itabira, seus cursos e laboratórios.

A terceira edição do projeto Unifei Portas Abertas recebeu cerca de 550 estudantes do ensino médio de 12 instituições.

O Unifei Portas Abertas, projeto que apresenta o campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira para alunos desta cidade e região, promoveu sua terceira edição. Na oportunidade, foram recebidos cerca de 550 estudantes do ensino médio de 12 instituições, número recorde.

 Realizado semestralmente, o programa oferece a chance para estudantes do ensino médio e fundamental conhecerem a Unifei – Itabira, seus cursos e laboratórios. Guilherme Siqueira, um dos coordenadores da proposta, ressaltou que essa edição buscou abranger mais escolas de outras localidades, algo que se concretizou com a presença de instituições de João Monlevade, Santa Maria de Itabira e Dores de Guanhães.

 Ele também contou quais foram os benefícios oferecidos aos visitantes e comentou sobre outro projeto que poderá fortalecer ainda mais a interação do campus com a comunidade externa. “O Unifei Portas Abertas nos dá a chance de nos apresentarmos para esses estudantes, além de estimulá-los a continuar os estudos numa universidade e ingressarem aqui futuramente. Pensamos também em realizar uma feira de profissões, já que percebemos que existe essa demanda na cidade. É algo a ser discutido, mas estamos estudando essa possibilidade”, adiantou Guilherme.

 Marcos Vinicius, estudante do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Doutor Costa, em Santa Maria de Itabira, visitou a Unifei pela primeira vez e revelou que pretende estudar na Universidade daqui a alguns anos. Entusiasmado, o aluno já sabe em qual área deseja se especializar e também deu sua impressão sobre o campus. “Achei a estrutura muito boa e gostei bastante dos laboratórios, cursos e experimentos que encontrei. Como na minha escola estamos fazendo um curso técnico de Informática, penso em estudar Engenharia da Computação aqui na Unifei futuramente”, disse ele.

 O professor Dilson Nunes, da Escola Estadual Alberto Pereira Lima, em João Monlevade, ressaltou que o Unifei Portas Abertas é uma oportunidade única para os alunos terem contato com uma realidade com a qual eles não estão acostumados. O professor também destacou a importância do evento para os estudantes: “Atualmente, as universidades vêm abrindo as suas portas para a comunidade, algo inimaginável antigamente, já que nenhuma instituição federal, estadual ou particular oferecia essa oportunidade. Então, para os estudantes, é um mundo novo, algo que lhes permite vislumbrar um novo conhecimento e novas profissões e conhecer laboratórios bem equipados. Certamente, tudo isso os inspira”.

[:]