





Equipes de Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) participaram da edição da Campus Party Brasil (CPBR) de 2018, em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Os Projetos Especiais, como são mais conhecidos na Unifei, presentes no evento deste ano foram: Beyond Rocket Design, Black Bee Drones, Cheetah E- Racing, Coyotes Moto Racing; EcoVeículo e Ex-Machina. Durante a CPBR, as equipes postaram em suas redes sociais mensagens sobre sua participação, as quais podem ser conferidas a seguir.
A CPBR é um evento no qual empreendedorismo, conhecimento, tecnologia e a cultura nerd se juntam. É possível, em um só pavilhão, organizar projetos universitários, empresas, arte, cultura e, até mesmo, uma área de camping, fazendo com que eles tenham acesso constante entre si. Os principais focos do evento e das pessoas envolvidas são empresas e projetos voltados a tecnologia, com ênfase em negócios em fase de construção, como startups e empresas juniores.
Beyond Rocket Design
“Na Campus Party, são visíveis o fluxo de informação e a criação de inúmeras redes de networking. É um acontecimento de uma semana que permite a descoberta e que gerou, para a Beyond Rocket Design, troca de contatos nacionais e internacionais, absorção de conteúdo de empreendedorismo, marketing, planejamento e gestão de projetos. Embora a equipe tenha exposto algumas peças por somente dois dias, com o foco de divulgar o trabalho para o maior público possível, o crescimento para a equipe e pessoal foi inevitável”, manifestaram-se os membros da equipe em contato com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Unifei.
A equipe esteve se organizando para a CPBR desde o final de novembro de 2017, sendo que três de seus integrantes estiveram participando de palestras e com um estande na Campus Future, um espaço da Campus Party reservado a projetos tecnológicos universitários. Segundo a equipe, “o local do evento estava ótimo e organizado; os dias e horários foram bons, considerando-se o público-alvo, e os participantes eram bem comunicativos e interessados”.
A Beyond participou pela primeira vez do evento, que trouxe para os seus integrantes “a oportunidade de construir uma boa rede de networking com empresas e pessoas de interesse, tanto para o projeto quanto para o aluno, além da chance de expor a equipe, a Universidade e a comunidade, gerando uma maior visibilidade”.
Mais informações sobre a participação da equipe no evento podem ser acessadas em: https://www.facebook.com/beyondrocket.
Black Bee Drones
A Black Bee expôs seus drones no estande da Campus Future, pela terceira vez, e houve diversas entrevistas com os membros da equipe para blogs, jornais e para uma rádio presente no evento. Eles foram ainda convidados a fazer, com o criador da Campus Party, um pitch sobre a equipe no palco principal.
Quatro membros da equipe Black Bee Drones tiveram suas palestras selecionadas para apresentar no Palco Maker, entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro. Uma das palestras realizadas foi sobre Visão Computacional, ferramenta utilizada para dar autonomia aos drones, deixando-os inteligentes e, assim, permitindo que realizem missões complexas.
As demais palestras apresentadas foram: “Drones e Indústria 4.0”, “Drones: tecnologia revolucionando o mercado” e “Black Bee Drones: o caminho cheio de buracos que fez a equipe aprender a voar”. Elas abordaram assuntos diversos envolvendo drones, tecnologia, inteligência artificial e mercado de trabalho, entre outros. Os vídeos das palestras da equipe estão disponibilizados no canal do YouTube da CPBR 2018.
“A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital”, disseram os membros da equipe no Facebook, informando que, na edição passada, o evento teve cerca de 80 mil visitantes e 8 mil “campuseiros”, como são chamados os participantes que ficam acampados no evento em uma das 6,5 mil barracas na área de camping.
Mais detalhes sobre a participação da Black Bee Drones na Campus Party 2018 podem ser obtidas na página da equipe no Facebook: https://www.facebook.com/blackbeedrones/.
Cheetah E- Racing
Membros da Cheetah E-Racing, outro projeto especial da Unifei, também estiveram na CPBR. Segundo eles, trata-se do “principal evento de internet e tecnologia do país”, que conta com a presença de diversas startups e projetos brasileiros. “É uma ótima oportunidade para trocar informações e adquirir conhecimento”, manifestaram-se os integrantes da equipe em sua página no Facebook: https://www.facebook.com/CheetahE.R.Unifei/.
Coyotes Moto Racing
Em sua página, https://www.facebook.com/CoyotesMotoRacingUnifei/, a equipe Coyote MotoRacing divulgou também sua presença em um dos estandes da CPBR, onde pôde mostrar um pouco mais sobre as tecnologias que são aplicadas no projeto desenvolvido por ela. A equipe se apresentou nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, às 10 horas.
EcoVeículo
Segundo os integrantes da equipe EcoVeículo, “a Campus Party é o maior festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital do Brasil, e a Campus Future é um espaço que reúne os estudantes para expor invenções tecnológicas de projetos acadêmicos universitários, com o intuito de envolver os alunos em um processo de conhecimento, troca de experiências e networking, no qual os estudantes têm acesso a diversas fontes do conhecimento por meio de novos projetos e tecnologias”.
Para eles, além disso, há também o contato com renomados pesquisadores que participam do evento, o que promove uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “A energia das novas gerações e suas inovações tecnológicas são o combustível para o futuro, e é a partir desse ideal do Instituto Campus Party que a equipe EcoVeículo [participou] do evento, expondo o protótipo elétrico de eficiência energética que conquistou a marca de 323,7 Km/KWh em nossa última competição”, explicaram os integrantes no Facebook: https://www.facebook.com/ecoveiculo/.
A equipe EcoVeículo também esteve na CPBR 2018 e, durante a exposição na Campus Future, participou de uma entrevista com a representante oficial do MatLab, a Opencadd. “A equipe sempre busca, por meio de pesquisa e testes, se aprimorar e tornar-se cada vez mais eficiente. E a partir do software MatLab, que será implementado para simulações nos novos projetos de protótipos, espera-se atingir resultados excepcionais”, disseram os membros da EcoVeículo na rede social. A entrevista concedida pela equipe pode ser acompanhada em: https://www.facebook.com/100011456986474/videos/594576150934279/?hc_ref=ARQdhG5TpmPGq2_sDLs0-VEFkuJsu5QIbsNXMBXVkPx7IaPuoPIgh7lYIQWvCXMudas
Ex Machina
Durante a CPBR, no estande da Campus Future, nos dias 02 e 03 de fevereiro, a equipe Ex Machina teve a oportunidade de apresentar um pouco mais o seu projeto, destacando o Motus, equipamento desenvolvido para auxiliar na recuperação da movimentação de membros superiores e inferiores de deficientes físicos e.
Em sua página no Facebook, https://www.facebook.com/ExMachina.UNIFEI/, a equipe Ex Machina agradeceu aos que prestigiaram sua participação no maior evento de tecnologia do Brasil. “Obrigado a todos que passaram pelo nosso estande e deram diversas dicas e feedback, que, com certeza, nos fizeram crescer muito como projeto! É uma oportunidade sem explicação, e que venha o próximo”, disseram os integrantes.
Os seguidores da equipe nas redes sociais podem também acompanhar a sua participação na Campus Party por meio da sua conta no Instagram.