A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e outras 12 universidades brasileiras foram contempladas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a criação e operação, durante seis anos, do Instituto Nacional de Combustão e Gaseificação (INCG), mediante financiamento no âmbito da Chamada INCT-MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014.
Segundo o site do CNPq, esta chamada tinha por objetivo “apoiar atividades de pesquisa de alto impacto científico em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento que visem a busca de solução de grandes problemas nacionais, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos relacionados” com a consolidação dos “Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) que ocupam posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e a formação de novas redes de cooperação científica interinstitucional de caráter nacional e internacional”.
O INCG será composto por 13 instituições de ensino e pesquisa com trabalhos relevantes na área de combustão e gaseificação, todas participantes da Rede Nacional de Combustão (RNC), que é a Seção Brasileira do Combustion Institute, a mais importante organização científica no mundo nessa área de conhecimento.
O professor Dr. Christian Jeremi Coronado Rodriguez, chefe do Laboratório de Máquinas Térmicas e coordenador do Grupo de Estudos em Tecnologias de Conversão de Energia (Getec), do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Unifei, será o coordenador de Transferência de Tecnologia do Comitê Gestor do INCG.
Os demais membros do comitê do Instituto são: João Andrade de Carvalho Júnior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), coordenador; Fernando de Souza Costa, do Laboratório Associado de Combustão e Propulsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vice-coordenador; Amir A. Martins de Oliveira Júnior, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenador de Disseminação de Conhecimento; Ivonete Ávila, do Departamento de Energia da Unesp, campus de Guaratinguetá – SP, responsável pela secretaria administrativa para planejamento e organização, e José Carlos dos Santos, também do Inpe, secretário administrativo responsável pela área financeira.
Além de projetos das instituições já citadas, foram contemplados outros dos departamentos de engenharia mecânica de várias universidades brasileiras, sob a coordenação dos professores Fernando Marcelo Pereira, da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS); Luís Fernando Figueira da Silva, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro; Albino José Kalab Leiroz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Carlos Alberto Gurgel Veras, da Universidade de Brasília (UnB); Guenther C. Krieger Filho, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Rogério Gonçalves dos Santos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Projetos coordenados pelos professores Pedro Teixeira Lacava, da Divisão de Engenharia Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Soraia Teixeira Brandão, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Robson Leal da Silva, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) também estão entre os escolhidos.
Os detalhes dos resultados dos 13 projetos sediados nas universidades citadas podem ser conferidos nos links: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/4855210 e http://www.cnpq.br/documents/10157/4799292/INCTS+RESULTADO+FINAL+12052016+.pdf/a366b975-1413-4309-a2cb-fd8de3ea57e1
”
