A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu, no último dia 31, o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, para uma palestra que abordou o tema “A formação em ciclos e os bacharelados interdisciplinares: a experiência da UFBA”. A exposição feita pelo professor faz parte das propostas levantadas pela instituição diante do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), para a instalação de um novo sistema acadêmico conhecido por eles denominado de Universidade Nova.
O programa visa oferecer uma nova modalidade de graduação baseada em sistemas mais modernos de formação contínua como os modelos norte-americano e europeu que oferecem primeiramente bacharelados gerais para, posteriormente, oferecerem graduações profissionais e acadêmicas. “Hoje no Brasil o aluno entra diretamente no curso profissional e quase não tem opções de flexibilidade e mobilidade”, explicou o reitor.
Para o reitor da UFBA, o sistema acadêmico brasileiro está ultrapassado, pois continua o mesmo desde o século XIX, “passando por algumas mudanças que só o fizeram mais confuso ainda”. O professor apontou uma série de problemas que precisam ser superados pelo sistema acadêmico no Brasil como a precocidade nas escolhas de carreiras, a seleção limitada, pontual e “traumática” para ingresso na graduação (tradicionais vestibulares), perda de autonomia e submissão ao mercado, a distância e falta de diálogo entre a graduação e a pós-graduação e a incompatibilidade com modelos de arquitetura curricular de outras realidades universitárias, entre outros.
Segundo o dirigente, esse modelo de formação precisa passar por reformas que possibilitem ao aluno maior flexibilidade e mobilidade na grade curricular oferecida pela universidade, a introdução de temas relevantes da cultura contemporânea, a implantação de um modelo pedagógico que ofereça mais abrangência e autonomia e liberdade de escolha curricular ao aluno. “A interdisciplinaridade é o horizonte na Universidade Nova”, afirmou o professor Naomar.
Na UFBA o novo sistema acadêmico começou a ser implantado dentro do programa REUNI e oferece ao aluno um regime curricular de ciclos, bacharelado interdisciplinar, integração curricular entre graduação e pós-graduação e novas modalidades de processo seletivo. A expansão da UFBA foi estabelecida a partir da inclusão social (através do Programa de Ações Afirmativas) e da interiorização do conhecimento com a construção de campi no interior da Bahia.
A palestra do reitor foi transmitida ao vivo por videoconferência para o campus da UNIFEI em Itabira. Após a explanação o professor estabeleceu um debate com a platéia com o objetivo de esclarecer questões sobre a dimensão operacional do novo modelo. Durante a visita à UNIFEI, reitor baiano também se reuniu com lideranças acadêmicas da instituição para detalhar o programa implantado na UFBA. Mais informações a respeito da Universidade Nova podem ser encontradas no site www.universidadenova.ufba.br .
”
