[:pb]

O reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Dagoberto Alves de Almeida, esteve em viagem aos Estados Unidos no início de dezembro. Ele integrou uma missão internacional a São Francisco, na Califórnia, a convite do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae MG).
Pela Unifei, também participaram da visita os professores do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Extensão, e Juliana Caminha Noronha, diretora de Empreendedorismo e Inovação.
De acordo com o documento emitido pelo Sebrae – MG, o objetivo da missão foi o aprendizado sobre novos modelos de associações, parques e centros tecnológicos com foco em: negócio e desenvolvimento de produtos e processos de tecnologia com ciência e inovação, oportunidade de mercado, tendência de inovação e processos produtivos mais eficientes, além de estratégias de alianças internacionais por meio de trocas de experiência entre entidades de fomento a inovação e instituições de referência que participam da cadeia de valor da ciência, tecnologia e inovação.
Já no primeiro dia da viagem, a comitiva foi recebida, no Consulado Brasileiro em São Francisco, pelo embaixador Pedro Henrique Lopes Borio, e visitou o escritório da Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) na cidade.
A programação da viagem incluiu uma visita à Amazon Web Services, à San José State University, à Davidson College of Engineering e ao Read Write Labs. Os visitantes também conheceram a Santa Clara University, estiveram na empresa Siva Power e passaram pela sede social da Hitachi Vantara.
A comitiva participou ainda de uma visita à prefeitura de Palo Alto e pôde conhecer o Airbus Voom Project. No último dia, foram visitados o escritório do Linkedin e o Outsource Brazil.
Segundo o reitor da Unifei, “a viagem não podia ser mais produtiva, na medida em que possibilitou que iniciássemos tratativas para que a Unifei possua significativas parcerias com duas universidades do Vale do Silício, a San José State University e a Santa Clara University”. Em ambas as instituições, o reitor e a comitiva foram recebidos pelos reitores e seus respectivos staffs.
A missão internacional contou com a organização e o apoio do Sebrae – MG e, além dos representantes da Unifei, fizeram parte da comitiva o prefeito municipal de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, o vice-prefeito, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (Aciei), Carlos Domingues Alves; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, Georges Kallás; o presidente da Regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei), André Luiz Martins Gesualdi; o gerente da Incubadora de Empresa de Base Tecnológica de Itajubá (Incit), Maurício de Pinho Bitencourt, e a gerente do Sebrae Microrregião Itajubá, Elaine de Fátima Rezende.
[:]