UNIFEI

Representantes de instituições de ensino paulistas visitam a UNIFEI para conhecerem o ecossistema de inovação

A UNIFEI recebeu no dia 16 de março a visita de representantes da UNESP, UNISALESIANO e SEBRAE.
O professor Edson da Costa Bortoni recebeu os visitantes na Reitoria da UNIFEI.
Além do galpão dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica, os visitantes estiveram na INCIT, no QMAP e no FabLab.

 

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) recebeu recentemente a visita de representantes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP), do Centro Universitário Católico Salesiano (UNISALESIANO) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Araçatuba – SP.

 O objetivo da visita foi conhecer o ecossistema de empreendedorismo de Itajubá, que conta com a parceria do poder público municipal e de diversas empresas e instituições de ensino da cidade, além de ambientes de inovação, como as incubadoras de empresas e startups, unidades de pesquisa e entidades de apoio ao empreendedor.

 O encontro se tornou possível pela intermediação do engenheiro Edson Pontes, ex-aluno da UNIFEI e diretor da empresa de tecnologia da informação B2ML. Os visitantes foram recebidos pelo reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni.

 Durante a reunião, foram abordados temas sobre a atuação de ex-alunos da UNIFEI no cenário nacional e a importância de estudos e pesquisas desenvolvidas na Instituição, tanto no campus de Itajubá quanto no de Itabira. Além disso, foi apresentado o histórico da Universidade, destacando-se suas atividades com ênfase no empreendedorismo desde a década de 1990.

 Em sua apresentação sobre a UNIFEI, o professor Bortoni falou sobre o projeto de construção do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), que está em andamento e possui data de término prevista para setembro deste ano. Outro assunto destacado foi a implementação dos novos cursos de graduação à distância na Universidade, como o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCTec), que deverá contar com uma estrutura completa com biblioteca virtual e disciplinas mais flexíveis em sua grade.

 No período da tarde, ainda no campus da UNIFEI, os visitantes puderam conhecer a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), uma estrutura de apoio à geração e consolidação de startups de excelência em tecnologia, que tem entre seus objetivos incentivar projetos inovadores de natureza tecnológica.

 Os representantes da UNESP, UNISALESIANO e SEBRAE também visitaram o Centro de Estudos em Qualidade de Energia e Proteção Elétrica (QMAP) e conheceram sua equipe composta por docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da UNIFEI.

 Eles estiveram ainda na oficina da equipe Uai!rrior, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Instituição, que é formada por estudantes de diversos cursos de graduação e tem como objetivo desenvolver robôs para disputas em competições regionais, nacionais e internacionais. Por fim, passaram pelo FabLab.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo