UNIFEI

Resgate De Documentação Histórica Faz Parte Do Centenário Da Unifei

As comemorações do centenário da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) estão sendo marcadas pelas realizações de eventos culturais, esportivos e técnico-científicos. Além disso, o trabalho de resgate da documentação histórica da instituição também está sendo desenvolvido visando o enriquecimento do acervo referente à memória da universidade, conforme salientou o reitor Dagoberto Alves de Almeida.

O dirigente universitário recebeu em seu gabinete a visita do professor catedrático aposentado pela Unifei, Luiz Gomes da Silva Junior, que fez a entrega a instituição de uma réplica ampliada do primeiro documento que deu origem ao campus universitário. Trata-se de credencial assinada, em 1968, pelo diretor da então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), professor Pedro Mendes dos Santos, dando autoridade ao professor Luiz Gomes para efetuar contatos no sentido de conseguir o terreno para a construção do campus.

Luiz Gomes, ex-aluno da universidade formado pela turma de 1954 e professor da mesma instituição no período 1961 a 1987, coordenou as obras de implantação do Campus da Unifei, oficialmente inaugurado em 23 de novembro de 1973, quando a instituição completou o seu 60º aniversário de fundação. O documento que consta a credencial, emoldurado em vidro, ficará em exposição ao público no casarão do centro de Itajubá, onde a universidade foi fundada, e que atualmente abriga o Museu Theodomiro Santiago.