UNIFEI

Reunião na Unifei discute possível cooperação para estudo hídrico no município de Cristina – MG

Os visitantes foram recebidos pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei, e Roberto Alves de Almeida, professor do IRN.

 Representantes da Prefeitura e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) de Cristina – MG estiveram visitando a Reitoria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no dia 15 de março. Eles foram recebidos no novo prédio da Administração Central pelo reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, e pelo professor Roberto Alves de Almeida, do Instituto de Recursos Naturais (IRN), que é o tutor da empresa júnior Pró-Hidro.

 A visita teve início por volta das 9 horas na Reitoria da Unifei e dela participaram o secretário municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Cristina, Rafael Rezek, e os representantes do CMMA da cidade, Izabel Marinho, presidente, e os conselheiros Lívia Cristina Pereira Barros e Ricardo Herren. O objetivo do encontro foi buscar o apoio da Unifei para a realização de estudo hídrico do município citado.

 Os visitantes puderam expor aos professores da Unifei a atual realidade hídrica do município de Cristina, citando casos recentes de inundação e problemas decorrentes de falta de drenagem e mostrando a necessidade de controle da qualidade de água de mananciais, bem como a redução de vazão de nascentes.

 O professor Roberto Alves de Almeida abordou questões técnicas e legais correlatas à gestão de recursos hídricos. Durante o encontro, o reitor da Unifei sugeriu que o professor Roberto elaborasse uma minuta de plano de trabalho a ser discutido em reunião com a prefeitura daquele município.

 Segundo Roberto Alves, essa reunião deve acontecer ainda no mês de março deste ano, para que sejam bem definidos o escopo e o objeto do termo de coooperação a ser firmado entre a prefeitura e a Unifei, o qual deverá ser elaborado e supervisionado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade. O professor adiantou que, após a formalização da cooperação, o estudo a ser feito deverá contar com a participação da empresa júnior Pró-Hidro, constituída por alunos de vários cursos de graduação da Unifei.

 Ao final do encontro, o reitor passou ao secretário Rafael Rezek um exemplar do livro “Unifei: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da instituição, para ser entregue à Prefeitura de Cristina, e disse que, oportunamente, seriam enviados outros exemplares da obra para a biblioteca municipal daquela cidade.