UNIFEI

Sinergia entre UNIFEI e UFJF inaugura laboratório sobre energias renováveis para avaliar impactos socioambientais

Entre os dias 9 e 12 de julho, o professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Arcilan Trevenzoli Assireu, e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (POSMARH) da UNIFEI, o doutorando Vinícius Siqueira Oliveira Carvalho e o mestrando Joaquim Augusto Cortez Moraes, participaram ativamente da transferência da embarcação do Laboratório para Ensaios Metodológicos e Instrumentais de Energias Oceânicas e Fluviais (LabWind), para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A embarcação foi deslocada do lago de Furnas para o reservatório de Chapéu D’uvas, no município de Ewbank da Câmara (MG), onde está localizado o Núcleo de Integração Acadêmica para Sustentabilidade Socioambiental (NIASSA-UFJF).

O LabWind é um laboratório multiusuário voltado à realização de ensaios e ao desenvolvimento de arranjos instrumentais, equipamentos, metodologias e estruturas para a prospecção dos potenciais eólico e solar offshore. A partir desta colaboração, o laboratório também passará a atuar em análises dos impactos socioambientais associados às fontes de energia renovável.

A parceria entre a UNIFEI e a UFJF impulsionará estudos em áreas como: impactos potenciais de plantas fotovoltaicas flutuantes sobre os ecossistemas aquáticos, redução da evaporação de corpos d’água causada pela presença dessas plantas, diminuição da temperatura de operação dos painéis solares em sistemas aquáticos, estratégias de fundeio, entre outras pesquisas relevantes para o setor de energias renováveis no Brasil.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo