UNIFEI

UNIFEI avança 46 colocações em relação ao último ano no ranking GreenMetric de 2023

A UNIFEI foi premiada com um certificado pela sua posição no ranking.
A UNIFEI avançou 46 posições em relação à última atualização do ranking GreenMetric.
O GreenMetric elabora, anualmente, um ranking global das universidades compromissadas com sustentabilidade ambiental.

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) apareceu no ranking da GreenMetric de universidades sustentáveis na 194ª colocação, 46 acima da posição alcançada no ano de 2022, e na 7ª colocação dentre as instituições brasileiras. A marca é um reflexo do compromisso da Universidade com questões climáticas e de sustentabilidade, destaque frequente na Instituição, e comprova o sucesso das práticas desenvolvidas no campus.

 O GreenMetric é uma ferramenta de avaliação acadêmica de extrema importância, que elabora, anualmente, um ranking global das universidades compromissadas com sustentabilidade ambiental. A participação e a melhoria de desempenho da UNIFEI no ranking a coloca em uma posição de destaque no cenário sustentável nacional e mundial.

Classificação

 Com a melhor colocação de uma instituição brasileira no ranking, a Universidade de São Paulo (USP) aparece na oitava colocação geral.

 A lista é liderada pela Wageningen University & Research, da Holanda, seguida pela Nottingham Trent University, da Inglaterra, e pela Umwelt-campus Birkenfeld, da Alemanha, na terceira posição.

 Na sequência, aparecem as instituições University of Groningen, da Holanda; University of California, dos Estados Unidos; University College Cork, da Irlanda; University of Nottingham, da Inglaterra; USP; University of Connecticut, dos Estados Unidos; e fechando o top 10, Universitat Bremen, da Alemanha.

 Quando consideradas apenas as instituições brasileiras, o ranking aponta a USP em primeiro, seguida da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) em terceiro.

 Completando o top 10 da instituições brasileiras, aparecem: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Viçosa (UFV), UNIFEI, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Centro Universitário FACENS e Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

 O ranking possui como critérios de avaliação os itens Configuração e Estrutura da Instituição; Energia e Mudanças Climáticas; Desperdício; Educação e Pesquisa, entre outros. A pontuação total da UNIFEI, levando em conta todos esses critérios, foi de 7.875 pontos, de um total possível de 10.000. O ranking na íntegra pode ser conferido em https://greenmetric.ui.ac.id/rankings/overall-rankings-2023 

 A cerimônia de premiação do ranking GreenMetric 2023 ocorreu de maneira remota no dia 05 de dezembro, na Indonésia, país sede da instituição. Além do reconhecimento, a UNIFEI também foi premiada com um certificado pela sua posição no ranking.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo