[:pb]

No dia 16 de julho de 1917, formava-se a primeira turma de engenheiros do então Instituto Electrotechnico e Mecanico de Itajubá (IEMI), hoje Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Portanto, o dia 16 de julho de 2017, domingo, é uma data muito especial: há 100 anos, após concluírem seus estudos, estavam formados os primeiros engenheiros da instituição.
Nesta data, a direção da Unifei sente-se muito orgulhosa e relembra, com grande júbilo, o fato de estar, há um século, formando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do Brasil e com o bem-estar de seus cidadãos.
Com uma história tradicional na área tecnológica, especialmente nos cursos de Engenharia, a instituição foi fundada em 23 de novembro de 1913, pelo advogado Dr. Theodomiro Carneiro Santiago, com o nome de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da República da época, Hermes da Fonseca, e do vice-presidente, Wenceslau Braz, fato que, certamente, foi acompanhado pelos primeiros alunos.
Tais estudantes iniciaram seus estudos no mesmo ano de 1913 e concluíram os requisitos obrigatórios em 1917. Na imagem anexa a este texto, eles estão retratados no quadro oficial da turma junto aos seus professores e aos diretores do Instituto.
Contando sempre com o empenho e a responsabilidade de seus diretores, professores, funcionários e servidores, mas também com o esforço e dedicação de seus alunos, a instituição pôde se desenvolver ao longo dos primeiros cem anos de sua história, tendo ainda as denominações de Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI) e Escola Federal de Engenharia de Itajubá (Efei). Finalmente, desde 2002, passou a ser chamada de Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Assim como os primeiros alunos tiveram o orgulho e a honra de ter estudado no então IEMI, a Unifei também se alegra por ter tido a presença de pessoas tão ilustres em seus quadros e parabeniza todos os seus familiares pela celebração do centenário de formatura, importante data em suas histórias pessoais e na história desta Instituição de Ensino Superior de excelência.[:]