A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), através do seu Grupo de Estudos da Qualidade da Energia Elétrica (GQEE), realizou no último dia 26, o III Seminário de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (III SISE). O evento objetivou aumentar a conscientização de professores alunos das engenharias e de outras áreas, funcionários, empresários, criadores de políticas públicas, engenheiros, técnicos, eletricistas das indústrias da região e a comunidade em geral sobre segurança, controle de riscos e minimização de acidentes de trabalho, em especial com eletricidade.
A mesa de abertura do SISE foi composta pelo vice-reitor da UNIFEI, professor Paulo Shigueme; o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), o professor José Policarpo Gonçalves de Abreu; o diretor do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), professor Antonio Eduardo Hermeto; o diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI), professor Carlos Augusto Ayres e o coordenador geral do Seminário, professor do GQEE, Benedito Donizeti Bonatto.
Em seu pronunciamento o professor Hermeto lembrou do “absurdo de não se ter uma disciplina dedicada à segurança no trabalho com rede elétrica na maioria das universidades de engenharia do país”. E que hoje essa disciplina já faz parte da grade curricular da UNIFEI. O professor Policarpo fez questão de parabenizar a iniciativa do GQEE na promoção do III SISE e disse que a FAPEMIG tenta apoiar todos os eventos que promovem a interação entre universidade e empresa, como forma de incentivo à pesquisa no Estado. O vice-reitor, professor Paulo Shigueme falou um pouco sobre a atual situação da UNIFEI e suas obras de expansão e que “iniciativas como o SISE são de extrema importância para melhorar ainda mais a qualidade dos profissionais formados pela Universidade”.
O III SISE ofereceu aos participantes as palestras “Indicadores de Saúde e Segurança no trabalho no Setor Elétrico Brasileiro – Concessionárias e Terceirizadas”, ministrada pelos engenheiros César Vianna Moreira e João Vitor Pereira Lima; “Os Desafios da Conscientização de todas as pessoas sobre o perigo da eletricidade”, ministrada pelos engenheiros Edson Martinho e Fábio Costa; “Os Desafios da Gestão de Segurança no Trabalho em Concessionária do Setor Elétrico Brasileiro – Grupo CPFL Energia”, realizada pelos engenheiros Vitor Hugo Magalhães Vono e Jonas I. Hardeman de Moraes; “Segurança com Eletricidade no Setor Industrial – Tecnologias e Gestão: A experiência da Du Pont do Brasil S. A.”, ministrada pelo engenheiro Edison Massao Motoki e “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – Os aspectos técnicos, legais e periciais da NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego”, dada pelo professor e engenheiro João José Barrico de Souza.
”

