UNIFEI

Unifei É Ponto De Medida De Projeto Da Nasa

A Unifei (Universidade Federal de Itajubá) é um dos pontos de Medidas da AERONET (Aerosol Robotic Network), a mais importante base de dados de informações sobre propriedades ópticas de aerossóis atmosféricos do planeta, que pertence a NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço dos Estados Unidos).

O fotômetro (aparelho que mede a intensidade da luz), instalado na Universidade, foi adquirido como parte do projeto “Avaliação do efeito dos aerossóis atmosféricos sobre bandas UV, PAR e visível do espectro de radiação solar em diferentes regiões do país”. O programa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na Unifei é coordenado pelo professor Marcelo de Paula Corrêa, do Instituto de Recursos Naturais (IRN).

A AERONET é uma rede global que monitora as propriedades do aerossol óptico por satélite. As partículas de aerossóis são de extrema importância nos estudos do clima e grandes indicadores de poluição. As medidas coletadas na Unifei já estão disponíveis no site http://aeronet.gsfc.nasa.gov