
No dia 11 de dezembro, data em que Marita Arêas de Souza Tavares celebraria seu 86º aniversário, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) inaugurou a sala “Acervo dos Ex-Alunos Marita Arêas de Souza Tavares” em sua homenagem. A cerimônia, realizada no Complexo Histórico e Cultural da universidade, destacou a trajetória da engenheira elétrica e ex-aluna, reconhecida por seu pioneirismo, dedicação e inspiração.

O evento contou com a presença do reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, do coordenador do Complexo Histórico e Cultural, Paulo Cesar Gonçalves, do Presidente da Fundação Theodomiro Santiago, Bernardo Vasconcellos de Carvalho, e da presidente da Associação dos Diplomados da UNIFEI (AD-UNIFEI) Nacional, engenheira Dagmar Luz de Andrade. Representando a família de Marita, sua filha Fernanda Tavares Ribeiro de Oliveira compartilhou palavras emocionantes sobre a trajetória e os valores de sua mãe.
Marita Arêas de Souza Tavares, formada em Engenharia Elétrica em 1962, foi a quarta mulher a concluir o curso na história da instituição, então Instituto Eletrotécnico de Itajubá. Durante sua carreira, ela quebrou barreiras em áreas tradicionalmente masculinas, ocupando cargos de liderança em empresas e instituições de classe, além de atuar intensamente na preservação da memória da UNIFEI e no apoio a seus alunos.

Na cerimônia, foi destacada a importância de Marita como símbolo de perseverança e exemplo para as futuras gerações. A sala, agora nomeada em sua homenagem, abriga itens e registros que faziam parte do acervo da homenageada e resgatam a memória dos ex-alunos e a história da universidade.
A homenagem reforça o compromisso da UNIFEI em valorizar a história de seus ex-alunos e perpetuar a memória daqueles que ajudaram a construir a instituição.
Em seguida, foi realizada a inauguração de retratos na Galeria dos Professores Aposentados, que homenageia docentes com pelo menos 20 anos de contribuição ininterrupta à UNIFEI e que se aposentaram como professores titulares. Os professores homenageados nesta ocasião foram Genésio José Menon e João Roberto Ferreira, cujos retratos agora compõem a galeria, perpetuando o legado de suas trajetórias acadêmicas e de ensino.

Professores Genésio Menon, Edson Bortoni, José Roberto, José Arnaldo e Silmara Kabayama.