UNIFEI

UNIFEI homenageia Marita Arêas de Souza Tavares com inauguração de sala com seu nome

Descerramento da placa

No dia 11 de dezembro, data em que Marita Arêas de Souza Tavares celebraria seu 86º aniversário, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) inaugurou a sala “Acervo dos Ex-Alunos Marita Arêas de Souza Tavares” em sua homenagem. A cerimônia, realizada no Complexo Histórico e Cultural da universidade, destacou a trajetória da engenheira elétrica e ex-aluna, reconhecida por seu pioneirismo, dedicação e inspiração.

Fernanda Tavares Ribeiro de Oliveira, filha de Marita, representou a família na cerimônia

O evento contou com a presença do reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, do coordenador do Complexo Histórico e Cultural, Paulo Cesar Gonçalves, do Presidente da Fundação Theodomiro Santiago, Bernardo Vasconcellos de Carvalho, e da presidente da Associação dos Diplomados da UNIFEI (AD-UNIFEI) Nacional, engenheira Dagmar Luz de Andrade. Representando a família de Marita, sua filha Fernanda Tavares Ribeiro de Oliveira compartilhou palavras emocionantes sobre a trajetória e os valores de sua mãe.

Marita Arêas de Souza Tavares, formada em Engenharia Elétrica em 1962, foi a quarta mulher a concluir o curso na história da instituição, então Instituto Eletrotécnico de Itajubá. Durante sua carreira, ela quebrou barreiras em áreas tradicionalmente masculinas, ocupando cargos de liderança em empresas e instituições de classe, além de atuar intensamente na preservação da memória da UNIFEI e no apoio a seus alunos.

Participantes da cerimônia fizeram uma visita à Sala Marita

Na cerimônia, foi destacada a importância de Marita como símbolo de perseverança e exemplo para as futuras gerações. A sala, agora nomeada em sua homenagem, abriga itens e registros que faziam parte do acervo da homenageada e resgatam a memória dos ex-alunos e a história da universidade.

A homenagem reforça o compromisso da UNIFEI em valorizar a história de seus ex-alunos e perpetuar a memória daqueles que ajudaram a construir a instituição.

Em seguida, foi realizada a inauguração de retratos na Galeria dos Professores Aposentados, que homenageia docentes com pelo menos 20 anos de contribuição ininterrupta à UNIFEI e que se aposentaram como professores titulares. Os professores homenageados nesta ocasião foram Genésio José Menon e João Roberto Ferreira, cujos retratos agora compõem a galeria, perpetuando o legado de suas trajetórias acadêmicas e de ensino.

Professores Genésio Menon, Edson Bortoni, José Roberto, José Arnaldo e Silmara Kabayama.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo