





No dia 05 de março, quinta-feira, às 14 horas, aconteceu, no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), a inauguração da Sala de Metodologias Ativas Thales e do Laboratório de Pesquisas Thales, no Bloco I1, no pavimento térreo do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI).
O evento contou com as presenças dos professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria, e Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, diretor do IESTI, além de pró-reitores, diretores e docentes de diversos institutos da UNIFEI.
Pela empresa Thales Brasil estiveram presentes os engenheiros Gustavo Mendes Borges, diretor financeiro, e Carlos Massami Mitikami, gerente de Engenharia, ambos ex-alunos da UNIFEI, formados no ano de 2001 nos cursos de Engenharia Mecânica, com ênfase em Produção, e em Engenharia Elétrica, respectivamente. Também estiveram presentes outros profissionais das áreas de Compras, Engenharia, Projetos, Recursos Humanos e Comunicação, além de uma estagiária da empresa.
O professor Lenarth fez a abertura do evento e conduziu o descerramento da placa de inauguração dos espaços, feito pelo professor Marcel e os engenheiros Gustavo e Carlos. Em seu discurso, o vice-reitor da UNIFEI disse que a inauguração dos espaços era a oportunidade de agradecimento a todos que tornaram possível a concretização dessa iniciativa. “Quando a gente entra nesse espaço, vê a competência com que ele foi planejado. A gente consegue ver como é importante essa parceria e como ela tem sido muito sadia para ambas as partes. Eu espero que um momento como este seja também a oportunidade para que nós possamos, cada vez mais, amplificar as nossas relações institucionais”, disse o professor Marcel.
O diretor financeiro da Thales Brasil, Gustavo Mendes Borges, destacou que os alunos da UNIFEI têm características muito importantes, que são o trabalho em grupo, a excelência no que fazem e a confiança. “Esses adjetivos são muito importantes e são um dos motivos pelos quais a Thales está aqui na UNIFEI”. Ele lembrou que a parceria da UNIFEI com a Thales teve início em julho de 2018 e que o Laboratório de Pesquisas e a Sala de Metodologias Ativas selam essa interação. “A gente tem trabalhos de pesquisa e desenvolvimento na Universidade e quis trazer para a academia um pouco da Thales. Quisemos reproduzir o ambiente dinâmico do business da empresa para o ambiente de conhecimento e tecnologia da Universidade, o que permite uma imersão do aluno no meio empresarial e agrega para quando ele for para o mercado de trabalho”, disse Gustavo.
Já o engenheiro Carlos Mitikami, durante sua fala, deu ênfase ao Projeto Semestral promovido pela UNIFEI em parceria com diversas empresas, entre as quais se encontra a Thales. “Essa iniciativa trouxe para a gente uma nova visão de como a empresa poderia interagir com a Universidade. Conversando com a diretoria interna da Thales e aqui na UNIFEI, vimos a necessidade de expandir essa interação, com novos projetos de pesquisa e bolsas de mestrado e doutorado, por exemplo. Então a gente teve a ideia de, em parceria, criar um ambiente propicio para desenvolver algo mais focado para a nossa necessidade, trazendo o conhecimento empresarial para o meio acadêmico. E foi uma ótima ideia ter esse nosso espaço compartilhado para poder oferecer uma capacitação diferenciada aos alunos da Universidade”, explicou Carlos.
Ao final da cerimônia de inauguração dos novos espaços, os representantes da empresa Thales receberam do vice-reitor dois exemplares do livro “UNIFEI: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da Instituição.
Os espaços inaugurados
Segundo o diretor do IESTI, professor Lenarth, para a concretização dos novos espaços, foram realizadas pela UNIFEI, em 2019, a reforma do piso e a colocação de paredes de drywall, e a adequação do ambiente interno aconteceu durante o mês de fevereiro de 2020, sendo que o projeto arquitetônico e a execução de todo o projeto ficaram sob responsabilidade da empresa Thales.
Já a aquisição de oito aparelhos de TV para a sala inaugurada foi realizada com recursos do Projeto CAPES Fulbright. “O IESTI foi contemplado no edital CAPES Fulbright em 2018 com recursos financeiros para modernização dos cursos de graduação e de espaços de aprendizagem. Parte destes recursos foram empregados na aquisição de TVs para a Sala de Metodologias Ativas Thales”, detalhou o professor Lenarth. Segundo ele, a parceria entre a UNIFEI e a empresa Thales para realização destas obras e o Projeto CAPES Fulbright são iniciativas distintas, mas que se complementam.
O diretor do IESTI explicou que a Sala de Metodologias Ativas Thales é destinada à aplicação de métodos de aprendizagem em que o aluno é o agente principal e o maior responsável pelo processo de aquisição de conhecimento. “Ela será utilizada para aplicação de Aprendizagem Baseada em Problemas ou Projetos – PBL, Classe Invertida, Dinâmicas em grupo e Gamificação, entre outros. Já o Laboratório de Pesquisas será utilizado para o desenvolvimento de Iniciação Científica, Projetos Finais de Graduação, Dissertação de Mestrado e Teses de Doutorados em temas de interesse da empresa Thales e da UNIFEI”, disse o professor.
A gestão desses locais está sob a responsabilidade do IESTI, mas, de acordo com o professor Lenarth, eles poderão ser utilizados por docentes e discentes de toda a Universidade envolvidos em iniciativas que apliquem metodologias de aprendizagem ativas, participantes do Projeto Semestral com a Thales e em outros projetos em parceria com a empresa.
O professor também disse que os espaços funcionarão nos períodos diurno e noturno, conforme necessidade dos usuários. “A UNIFEI passa a ter ambientes modernos, confortáveis e de qualidade que favorecem e estimulam diferentes e inovadoras modalidades de aprendizagem e pesquisa. Além disso, estabelece importante parceria com a Empresa Multinacional Thales com investimentos diretos em nossa atividade fim: ensino, pesquisa e extensão”, concluiu o docente.
Sobre a empresa Thales
A Thales Group é uma empresa que atua nos ramos aeroespacial civil e militar, de transporte, defesa, segurança digital e no mercado de reconhecimento facial. A empresa possui colaboradores em mais de 50 países, sendo que grande parte deles atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
A empresa é uma das parceiras da UNIFEI no Projeto Semestral, cujos detalhes podem ser conferidos em: https://petproducao.unifei.edu.br/projetosemestralunifei/
Mais informações sobre a Thales no Brasil podem ser obtidas em: https://www.thalesgroup.com/en/countries/americas/thales-brazil