
No dia 16 de dezembro, foi realizado o evento de inauguração do novo Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá (CEU) e da revitalização do galpão que abriga as equipes de Competição Tecnológica. O evento contou com a presença de discentes, servidores, representantes dos governos estadual e municipal, além de membros da comunidade.
A mesa foi composta pelo reitor, Prof. Edson da Costa Bortoni; pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Lucas Mendes; pelo prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva; pelo vice-reitor, Prof. Antonio Carlos Ancelotti Junior; pela coordenadora dos Projetos de Competição Tecnológica, Patrícia Kelli Silva; pelo diretor da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo, Maurício de Pinho Bitencourt; e pelo aluno do curso de Administração, João Eduardo Mancilha, representando os discentes da UNIFEI.

O CEU

O novo Centro de Empreendedorismo foi idealizado nos primeiros meses de 2021 para atender a uma demanda do REUNI Digital, na mesma época em que o curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCTec) foi concebido.
Em fevereiro de 2021, o projeto do BCTec foi apresentado ao MEC para apreciação. Em sua primeira versão, o projeto já trazia a ideia do que seria o novo CEU. O MEC elogiou efusivamente o projeto e ficou responsável pela destinação dos recursos iniciais, além de conceder 15 novos códigos de vaga. À UNIFEI coube a obtenção dos recursos financeiros necessários para a construção do CEU.
Ainda em 2021, a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE-MG) solicitou às universidades federais que propusessem projetos para beneficiar o ensino médio no estado. Entre os projetos apresentados, foi incluído o CEU, tanto no campus de Itajubá quanto no campus de Itabira.
Segundo o reitor da UNIFEI, professor Edson Bortoni, “30 milhões de reais foram liberados pelo estado: 15 milhões para a construção do novo CEU em Itajubá e 15 milhões para a construção do novo CEU em Itabira.” O reitor complementa: “O uso do novo CEU não está limitado apenas ao BCTec. Por entender que a estrutura não está vinculada a uma unidade acadêmica, mas sim a uma unidade administrativa, a PROEX, este ambiente estará aberto também ao já existente CEU, às Empresas Juniores, aos Projetos Acadêmicos de Competição, às Ligas Acadêmicas, à equipe de Jogos Eletrônicos da Associação Atlética e a outras equipes que aplicam a hashtag VLEF (vai lá e faz). Além disso, a estrutura estará disponível para os colegas do ecossistema de inovação de Itajubá, para empresas incubadas na INCIT, empresas graduadas e demais organizações que compõem a riqueza científica e tecnológica de Itajubá.”