A Unifei (Universidade Federal de Itajubá), campus Itabira, em parceria com a empresa Vale e com a prefeitura da cidade, inaugurou o Laboratório de Projeto e Teste de Circuitos Integrados de Placas de Circuito Impresso. Com investimentos de R$1,5 milhões, o espaço é um dos mais modernos centros de pesquisa na área de engenharia do Brasil.
Desenvolvido pelo curso de Engenharia da Computação, as novas instalações contam com equipamentos de ultima geração. Com o apoio do Grupo de Microeletrônica da Unifei, campus de Itajubá, o projeto possui concessão de ferramentas CADENCE, líder mundial no setor. Além destas parcerias, um convênio com a MOSIS Integrated Circuit Fabrication Service será disponibilizado para que protótipos tecnológicos sejam desenvolvidos pelos alunos.
Segundo os professores Alessandro Campos e Evandro Cotrin, responsáveis pelo projeto, a ideia do laboratório foi trazer a realidade de mercado da micro e nano eletrônica, para os cursos de graduação da Unifei-Itabira e implantar um ambiente completo para o aluno. De acordo com os docentes, o espaço capacita os estudantes para o mercado de semicondutores, no uso de ferramentas profissionais e equipamentos de teste e qualificação de circuitos integrados.
Futuramente, está prevista maior integração com os cursos de Engenharia de Matérias, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, além dos já diretamente vinculados ao projeto, como as Engenharias Elétrica e de Controle e Automação, com o objetivo de viabilizar uma linha de micro fabricação no campus, apoiada por grandes empresas internacionais com a intenção de atender, além da própria Unifei, outras universidades brasileiras que se interessem pelo desenvolvimento desta área considerada crítica para a autonomia tecnológica do Brasil.
”

