
No dia 28 de agosto, o campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em Itabira sediou o treinamento “Tecnologia de Rolamentos e Análise de Falhas (ISO 15243)”, promovido pela empresa NSK Brasil, fabricante japonesa de mancais de rolamentos que possui unidade em Suzano (SP).
A atividade foi ministrada pelos engenheiros Ygor Fontes, Fernando Ikari e Renato Santos e integrou um projeto de extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UNIFEI (PROEX), de autoria do professor Marcos Moura Galvão, do curso de Engenharia Mecânica, com apoio da direção do campus de Itabira, da direção do Instituto de Engenharias Integradas (IEI), da coordenação do curso de Engenharia Mecânica e da Bolt Jr, empresa júnior do curso de Engenharia Mecânica.

O treinamento, realizado no auditório do Prédio I, teve carga horária de 8 horas, com início às 8h e término às 17h30, e abordou temas como tipos de rolamentos, folga, ajuste, lubrificação, cálculo de vida útil, repotencialização e falsificação de rolamentos. Também foram realizadas dinâmicas práticas de análise de falhas, baseadas na norma ISO 15243, a partir de casos reais, além de atividades de instalação e remoção de diferentes tipos de rolamentos, com o uso de aquecedor indutivo, extrator hidráulico, montagem por impacto e bucha de fixação cônica.
O evento contou com ampla participação de alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica, além de representantes da comunidade externa, entre eles profissionais de empresas e instituições de ensino de Itabira e região, como Vale, CEMIG, Cenibra, Zocar Rio e SENAI Itabira. O envolvimento dos estudantes nas atividades práticas foi um dos destaques do encontro, fortalecendo a interação com os especialistas da NSK e os demais participantes.

De acordo com os organizadores, o treinamento alcançou seus principais objetivos: aproximar alunos e professores de um fabricante internacional de componentes de máquinas, estimular o intercâmbio de informações com a equipe técnica da NSK e promover a troca de experiências com representantes de empresas e instituições parceiras da região.