A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) participou de duas importantes conferências científicas sobre energias renováveis e sustentabilidade, realizadas no Chile e na Croácia, cujo tema dos trabalhos apresentados esteve relacionado com diferentes faces da avaliação da sustentabilidade de biocombustíveis utilizando o método da análise de vida (ACV) como ferramenta. Essa temática vem sendo trabalhada intensamente nos últimos anos pelo Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST/ UNIFEI).
O primeiro desses eventos foi o seminário internacional “Biocombustíveis para o desenvolvimento sustentável”, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Valparaiso, no Chile. Esse evento forma parte dos trabalhadores do Consórcio BIOTOP, composto por universidades e instituições científicas da União Européia e da América Latina. Durante o seminário, o coordenador do NEST, professor Electo Silva Lora, apresentou a palestra “Avaliação da sustentabilidade dos biocombustíveis – Caso de Estudo ACV da produção de biodiesel a partir do azeite de Palma Africana”.
Durante o seminário foram apresentados detalhes do consórcio BIOENERCEL formado por destacadas universidades e empresas chilenas, visando o desenvolvimento da tecnologia do etanol lignocelulósico. Um consórcio semelhante, no tema de biodiesel de microalgas, está em fase de constituição. Existe grande interesse em projetos conjuntos com a UNIFEI em alguns temas do BIOENERCEL.
O outro evento, realizado na Croácia, foi a 5ª Conferência em Desenvolvimento Sustentável em Energia, Água e Sistemas Ambientais (SDEWES). A conferência acontece a cada dois anos, sempre na cidade de Dubrovnik, e o número de participantes e de assuntos abordados estão aumentando a cada evento. Esse ano participaram representantes de 50 países e o Brasil foi representado por professores da UNIFEI. UFRJ, UNICAMP e da UERJ.
O professor Electo, do NEST, apresentou o trabalho “Aspectos a considerar, ferramentas disponíveis e limitações durante a avaliação da sustentabilidade dos biocombustíveis”. O estudo foi elaborado em co-autoria com o professor Osvaldo José Venturini e com os doutorandos José Carlos Escobar Palácio, Mateus Henrique Rocha e Maria Luiza Grillo Renó.
A participação do NEST foi resultado do convite direto dos organizadores do evento para apresentar um trabalho na sessão especial “Sustentabilidade dos Biocombustíveis”. Os convites para os dois eventos confirmam o fato de que os resultados alcançados pelo NEST nas pesquisas sobre biocombustíveis já são reconhecidos internacionalmente, fazendo com que a UNIFEI reafirme a sua condição de centro de referência nacional e internacional em biocombustíveis.
”
