[:pb]


A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, participou da quinta edição do Workshop Itabirano de Negócios (WIN). O evento, que conta com palestras, cursos, workshops, estandes de empresas e outras atrações, tem como objetivo promover o desenvolvimento da região, construindo um ecossistema empreendedor com foco em quatro segmentos: fortalecimento das empresas locais, tecnologia, indústria criativa e agronegócio.
Além da montagem do seu estande institucional, a Unifei foi representada por doze grupos, entre os quais estavam empresas juniores, equipes de pesquisa e projetos de extensão desenvolvidos por alunos da Universidade.
Guilherme Siqueira, coordenador da Extensão da Unifei de Itabira, ressaltou que a Instituição tem papel fundamental na diversificação econômica que o evento oferece, já que a Universidade se instalou em Itabira com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cidade a partir de uma base tecnológica.
Ele também falou sobre o que a feira de negócios agrega ao campus e a seus grupos representantes. “A Unifei vem, a cada ano, consolidando sua interação com as instituições locais, incluindo empresas e indústrias da região, e o WIN nos dá essa oportunidade. Estreitando essas relações, temos um ganho na área de pesquisa e na prestação de serviços. Além disso, é uma chance para nossos alunos criarem mais contatos e buscarem patrocínios e parcerias”, explicou Guilherme.
A empresa júnior UP Consultoria Jr. participou pela quinta vez do WIN, sendo a responsável pelo credenciamento dos participantes do evento e estando também entre os expositores. Assim como Guilherme, o presidente da empresa, Samuel Vasconcelos, disse que a Unifei está inserida no desenvolvimento econômico de Itabira e região e revelou alguns dos benefícios proporcionados pelo workshop. “Foi uma experiência muito boa. Além de conseguirmos conhecer mais empresas de Itabira e região, nós nos apresentando para elas e também adquirimos muito conhecimento, já que alguns dos nossos membros tiveram a chance de fazer o primeiro contato com futuros clientes. Foi algo muito interessante”, detalhou.
Além da UP, representaram a Unifei as empresas juniores Atlas e Dharma; os projetos de extensão 4ª Arte, High Five, Engenheiros sem Fronteiras e Rondon; o grupo de pesquisa Incite; e as equipes de competição tecnológica Drumonsters, Mountain Baja, Iron Racers e Lots.
[:]