

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) promoveu a II Semana de Tecnologias Aeronáuticas (STA), que contou com palestras, treinamentos, minicurso, visita-técnica e um estande de recrutamento da Embraer. O evento foi organizado pela comissão do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica Aeronáutica (Caero).
Além da Embraer, neste ano, a STA contou com a participação das empresas Akaer, Altair, Gol Linhas Aéreas, Helibras, Octans Aircraft e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Entre os palestrantes do evento estiveram José Everaldo, do IPT, que falou sobre processo de fabricação de compósitos, e João Carvalho, ex-aluno da Unifei, que passou informações sobre carreira e aeronavegabilidade.
O ex-aluno Décio Palhas também ministrou uma palestra sobre a aeronave 300A e mudanças na empresa Octans Aircraft, que ele estava representando no evento. A Embraer também ofereceu uma palestra sobre colagem estrutural.
Os treinamentos oferecidos pela Helibras, “Introdução aos Ensaios em Voo”, e pela Gol, “Comandos de Voo do Boeing 737NG”, destacaram-se como as atividades mais procuradas por sua característica prática e pelo sucesso na participação destas empresas na edição anterior do evento.
A STA 2018 teve a maior média de participantes por palestra, já que, segundo os organizadores, cresceu muito o interesse dos alunos, tanto de Engenharia Mecânica Aeronáutica quanto de outros cursos da Unifei. O evento deste ano foi focado muito mais em palestras práticas e aprofundadas, levando conhecimento aplicado aos alunos que, no dia a dia, estudam a teoria.
Essa mudança foi um sucesso, segundo os integrantes do Caero, e foi planejado mantê-la. Em apenas duas edições da Semana, o Centro Acadêmico atingiu mais do que a meta de crescimento, oferecendo, cada vez mais, oportunidades aos alunos. Assim, a STA entra no mapa dos eventos aeronáuticos, destacando ainda mais a Universidade e o seu curso de Engenharia Mecânica Aeronáutica.