


O Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (Caepro) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizou a VIII Semana de Engenharia de Produção (Semepro), dedicada a várias atividades relacionadas a esta área do conhecimento.
Com o tema “Indústria 4.0”, o evento contou com a participação de palestrantes e ex-alunos, que falaram sobre experiências de sucesso, e ofereceu minicursos sobre diversos temas. Cerca de 100 pessoas participaram da Semepro, que foi aberta para todos os cursos da Universidade, porém teve como público-alvo os graduandos de Engenharia de Produção.
Estiveram presentes, ministrando palestras: Juliana Estácio Rios, do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), que tratou sobre planejamento de carreira; Rafael Campos, estagiário em Gestão de Projetos no Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana (Neiru), que falou sobre gestão de tempo; Lucas Rana, que discorreu sobre os maiores problemas e suas soluções de gestão empresarial, e Carlos Conti ex-presidente da Honeywell e membro da Associação de Inovação e Empreendedorismo de Itajubá (Inovai), que abordou o tema Indústria 4.0.
Outros palestrantes do evento foram: Bruno Nunes, life e executive coach, advanced practitioner em Programação Neurolinguística, palestrante motivacional, professor de Business English e proprietário da BW Academy, que desenvolveu o tema Distrações do Mundo Moderno; Érica Siecola, Breno Mendes e Andrea Alves, empresários do Grupo Hinode, que falaram sobre Marketing Multinível, e Cristiano Mendonça e Marcelo Froes, que trataram do tema Conceitos e Tecnologias para Indústria 4.0.
Para falar sobre Casos de Sucessos estiveram presentes os ex-alunos: Bianca Ribeiro, graduada em 2009 e atualmente gerente de equipe de manufatura de Femine Care; Breno Rodrigues, graduado em 2015, gestor de projetos de melhoria de satisfação de clientes e de eficiência de serviços e suporte na Embraer, e Rafael Arthur Monteiro Teixeira, graduado em 2005, e gerente de produção da Ball Corporation.
Um dos minicursos realizados na Semepro foi sobre apresentação em público, voltado para quem possui essa dificuldade e para os que desejam aprimorar a habilidade. Ele foi ministrado por Bruno Fanuel, aluno que garantiu o primeiro lugar na prova de apresentações da Fórmula SAE Brasil, representando a equipe Cheetah E-Racing. No curso foi abordado como fazer um roteiro que prenda a atenção da audiência e também como criar apresentações em Power Point.
Outro minicurso foi sobre o SolidWorks, um programa de desenho CAD 3D que conta com uma interface simples e é de fácil utilização. Ele foi promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia de Produção, que oferece também o curso completo desse programa (PGY027).
Segundo os organizadores, o objetivo da Semepro é tentar familiarizar e capacitar os alunos da Universidade, principalmente os que cursam Engenharia de Produção, para o mercado de trabalho. O principal benefício do evento é a disseminação do conhecimento trazido por profissionais já graduados, o que contribui na formação dos alunos, principalmente no âmbito profissional.