UNIFEI

UNIFEI realiza cerimônias de colação de grau da turma de formandos do 1º semestre de 2023 do campus de Itajubá

No dia 25 de agosto, a UNIFEI realizou duas cerimônias oficiais de colação de grau da turma de formandos do 1° semestre de 2023 do campus de Itajubá.
As cerimônias ocorreram no Teatro Municipal Christiane Riera, em Itajubá.
Diversos professores receberam certificados de homenagem em cada colação realizada.
A Láurea Acadêmica foi concedida ao aluno Rafael Pederiva Rossignoli, do curso de Engenharia Mecânica, durante a primeira colação.
O aluno Luyan Antony Machado Crivelari, do curso de Engenharia de Computação, foi o orador da turma na primeira colação.
A aluna Denise Ferreira Laurito, do curso de Física Licenciatura, foi a oradora na segunda colação.
O pró-reitor de Graduação, professor Edmilson Marmo Moreira, durante seu discurso.
O patrono dos formandos foi o engenheiro Paulo Augusto Viana de Alvarenga, graduado em Engenharia Elétrica pela então EFEI, em 1994, e presidente da empresa Thyssenkrupp América do Sul.
O paraninfo foi o engenheiro Bruno Barbosa Alves, graduado em Engenharia Mecânica pela UNIFEI em 2005 e diretor-presidente no Brasil da empresa Schlumberger.
Nas duas sessões, o professor Edson Bortoni fez seu pronunciamento em nome da UNIFEI.

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou, no último dia 25 de agosto, as cerimônias oficiais de colação de grau da turma de formandos do 1º semestre de 2023 do seu campus sede. O evento ocorreu no Teatro Municipal Christiane Riera, às 14 e às 18 horas.

 Em ambas as colações, a mesa foi composta pelo reitor da Instituição, professor Edson da Costa Bortoni; o pró-reitor de Graduação, professor Edmilson Marmo Moreira; a assessora de Registro Acadêmico da Graduação do campus de Itajubá, Leandra Dias Pinto Martins; o patrono da turma, engenheiro Paulo Augusto Viana de Alvarenga, presidente da empresa Thyssenkrupp América do Sul, e o paraninfo, engenheiro Bruno Barbosa Alves, diretor-presidente no Brasil da empresa Schlumberger no Brasil.

 Na primeira colação, às 14 horas, a mesa também contou com a presença da engenheira Márcia Sírcia de Souza, presidente da Fundação Theodomiro Santiago (FTS), e na segunda colação, às 18 horas, com a presença do engenheiro José Ailton Batista da Silva, representante da Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-UNIFEI).

Concessão do grau acadêmico

 Na primeira sessão, colaram grau 122 formandos das Engenharias Ambiental, Civil, de Computação, de Controle e Automação, de Produção, Elétrica, Mecânica e Química.

 Na segunda cerimônia, colaram grau 89 formandos nas Engenharias de Bioprocessos, de Energia, de Materiais, Eletrônica, Hídrica e Mecânica Aeronáutica, bem como dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Atmosféricas, Ciências Biológicas Licenciatura, Física Bacharelado, Física Licenciatura à Distância, Matemática Licenciatura, Química Bacharelado, Química Licenciatura e Sistemas de Informação.

 Nos dois momentos, após a abertura e composição da mesa, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e os juramentos feitos por representantes dos alunos, os quais foram confirmados pelo reitor, que conferiu os respectivos graus aos formandos.

 Na primeira cerimônia, o formando Dêner José Ribeiro, do curso de Engenharia de Computação, realizou o juramento em nome da turma. Na sessão das 18 horas, o juramentista foi o aluno João Marcos Lima Soares, do curso de Química Licenciatura.

 Na sequência, houve o ato de concessão do grau acadêmico aos formandos, que receberam o certificado simbólico de conclusão de curso dos professores coordenadores, cumprimentaram os integrantes da mesa e assinaram a ata da colação de grau.

Professores homenageados

 Durante a concessão do grau acadêmico, foram realizadas também homenagens dos formandos aos docentes por meio de certificados. Na primeira colação, foram homenageados os professores Rafael Silva Capaz, Adinele Gomes Guimarães, Thatyana de Faria Piola Seraphim, Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, Carlos Henrique Pereira Mello, João Guilherme de Carvalho Costa, Bruno Silva de Sousa e Eduarda Cristina de Matos Camargo, respectivamente pelos cursos das Engenharias Ambiental, Civil, de Computação, de Controle e Automação, de Produção, Elétrica, Mecânica e Química.

 Na segunda colação, foram homenageados os professores Fábio Favaretto, Thiago Vernaschi Vieira da Costa, Vanessa Silveira Barreto Carvalho, Isabela Neves Drummond, Guilherme Youssef Rodriguez, Lucilene de Oliveira Rodrigues Chaves, Daniel Thomazini, Benedito Cláudio da Silva, Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, Yohan Alí Díaz Méndez, Fabrício Augusto Barone Rangel, Newton de Figueiredo Filho, Milady Apolinário da Silva, Evandro Fortes Rozentalski e Adriana Prest Mattedi, respectivamente pelos cursos de Administração, Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Atmosféricas, Ciência da Computação, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Energia, Engenharia de Materiais, Engenharia Hídrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica Aeronáutica, Física Bacharelado, Física Licenciatura à Distância, Química Bacharelado, Química Licenciatura e Sistemas de Informação.

 A professora Flávia Sueli Fabiani Marcato, homenageada pelo curso de Matemática Licenciatura, não pôde estar presente na segunda cerimônia e receberia oportunamente o certificado referente.

Láurea Acadêmica e discursos

 Durante a primeira colação, o graduado Rafael Pederiva Rossignoli, do curso de Engenharia Mecânica, recebeu a Láurea Acadêmica, reconhecimento concedido aos estudantes que concluem a graduação dentro do prazo mínimo de integralização curricular e conquistam o índice de rendimento acadêmico igual ou superior a 9.

 O aluno Luyan Antony Machado Crivelari, do curso de Engenharia de Computação, foi o orador da turma na primeira colação. Na segunda sessão, a aluna Denise Ferreira Laurito, do curso de Física Licenciatura, deixou sua palavra em nome da turma. Nas duas ocasiões, também fizeram uso da palavra o pró-reitor de Graduação, o patrono, o paraninfo e o reitor da UNIFEI.

 Após os seus discursos, o patrono e o paraninfo receberam do professor Edson Bortoni exemplares do livro “UNIFEI: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da Instituição.

 Ao final das sessões, o reitor e demais integrantes da mesa assinaram o termo de encerramento da ata de cada colação de grau dos formandos do 1º semestre de 2023. Foram também repassadas orientações sobre a emissão dos certificados de conclusão de curso e dos diplomas digitais e foi feita uma apresentação sobre as atividades realizadas pela FTS. As cerimônias foram encerradas com a realização de suas respectivas fotos oficiais.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo