O Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), realizou recentemente, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen), o Ciclo de Palestras 2016 sobre Tópicos de Relevância em Sistemas Elétricos de Potência. O evento foi coordenado pelo professor Robson Pires, do Grupo de Engenharia de Sistemas (GESis), do mesmo instituto.
O Ciclo de Palestras 2016 contou com a presença do professor Lamine Mili, Ph.D., Diretor do Programa de Engenharia Elétrica e de Computação, da Virginia Polytechnic Institute and State University – Vtech, VA, Estados Unidos da América, que ministrou palestra sobre “Robust dynamic state estimation of power systems using synchrophasor measurements”, no primeiro dia.
No segundo dia, o mesmo palestrante falou sobre “Enhancing the sustainability and the resiliency of interdependent power and communication infrastructures”.
E no último dia, o engenheiro Marcelo Barbosa Ferreira, da Automalógica, de Jundiaí – SP, falou sobre “Operator Training System (OTS) – Sistemas de Treinamento de Operadores – Estudo de Caso”.
Segundo o professor Robson Pires, pelo fato de o evento contar com a participação de especialistas do setor elétrico que atuam na academia, na indústria e em consultoria, foi uma excelente oportunidade para serem formalizadas novas parcerias e acordos de cooperação.
Entre os resultados obtidos com o Ciclo de Palestras, o professor destacou “a contribuição que eventos como este agregam à formação dos alunos, além dos aspectos motivacional e de ampliação das redes colaborativa e laborativa que tais encontros ensejam”.
O GESis tem como objetivo desenvolver pesquisa em planejamento, operação, supervisão e controle de sistemas; promover o treinamento na área de engenharia de sistemas e assessorar as empresas no desenvolvimento de ferramentas de análise de sistemas elétricos.
O grupo conta com a participação de professores doutores além de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Dentre as áreas principais de atuação do grupo, citam-se: análise de sistemas elétricos, supervisão da segurança operativa de redes elétricas, tarifas de transmissão e distribuição, estabilidade de sistemas, regulação técnica e econômica do mercado de energia elétrica e gás, confiabilidade de sistemas e otimização energética.
O GESis tem firmado convênios e contratos de consultoria com várias entidades do setor elétrico nacional como Aneel, Cemig, CPFL, Duke-energy, Eletropaulo, Escelsa, Furnas, MME, NOS e Tractebel, entre outras, além de empresas internacionais, como Ontário Hydro (Canadá) e EDP (Portugal).
Trata-se de um dos grupos do ISEE, que comporta ainda o Grupo de Aplicações de Inteligência Artificial (Gaia), o Grupo de Estudos Energéticos (GEE), o Grupo de Estudos em Manutenção Eletro-Eletrônica e Instalações (Gemei), o Grupo de Estudos em Qualidade da Energia Elétrica (GQEE) e o Núcleo de Estudos em Engenharia e Desenvolvimento (NEED). O ISEE tem como missão gerar, preservar e difundir conhecimento; contribuindo para a formação de profissionais nas áreas de Engenharia Elétrica e Energia.
”
