
Nos dias 16 e 23 de agosto, respectivamente em Itabira e em Itajubá, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou as cerimônias oficiais de colação de grau dos formandos do 1º semestre de 2024.
Na cidade de Itabira, a colação ocorreu às 19 horas no auditório do Colégio Nossa Senhora das Dores, e a turma foi constituída por 88 alunos dos cursos das Engenharias Ambiental, da Mobilidade, de Computação, de Controle e Automação, de Materiais, de Produção, de Saúde e Segurança, Elétrica e Mecânica.
Em Itajubá, as colações aconteceram às 10 e às 14 horas, no Teatro Municipal Christiane Riera. Na primeira sessão, colaram grau 98 formandos de Ciência da Computação, Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Atmosféricas, Matemática Bacharelado, Matemática Licenciatura, Sistemas de Informação e das Engenharias Ambiental, de Bioprocessos, de Computação, de Controle e Automação, Eletrônica, Hídrica e Engenharia Química. Na segunda cerimônia, colaram grau 93 formandos de Administração, Física Licenciatura e Química Bacharelado e das Engenharias de Energia, de Materiais, de Produção, Elétrica, Mecânica e Mecânica Aeronáutica.
Colação de 16/08, em Itabira

Também compuseram a mesa o diretor geral do Campus de Itabira, professor Gilberto Duarte Cuzzuol; o pró-reitor de Graduação, professor Edmilson Marmo Moreira; a assessora de Registro Acadêmico do campus de Itabira, Renata Santana Nepomuceno, e a representante da Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-UNIFEI Nacional), professora Gabriela da Fonseca de Amorim.
Após a composição da mesa e a entrada dos formandos, o professor Edson da Costa Bortoni fez a declaração de abertura da colação de grau seguida da execução do Hino Nacional Brasileiro. Em nome da turma, o formando Rodolfo Montalvão, do curso de Engenharia Ambiental, prestou o juramento, confirmado, na sequência, pelo reitor, que conferiu os respectivos graus aos formandos.
A mesa de honra da solenidade foi composta pelo reitor, professor Edson da Costa Bortoni; pelo patrono da turma, engenheiro Luiz Gonzaga Mariano de Souza, graduado em Engenharia Mecânica, com ênfase em Produção, em 1982 pela então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), responsável pela implantação do campus de Itabira entre 2008 e 2012 e, atualmente, professor aposentado da UNIFEI, e pelo paraninfo, engenheiro Augusto César Campos de Sousa Machado, graduado em Engenharia Hídrica pela UNIFEI em dezembro de 2002, e atualmente presidente do Sindicato Intermunicipal das Empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia do Estado de Minas Gerais (SINGTD) e diretor na empresa Energias Complementares do Brasil (ECBrasil).
Durante a diplomação dos graduados, foram homenageados os seguintes professores: Gláucio Marcelino Marques, pelo curso de Engenharia Ambiental; Washington Batista Vieira, de Engenharia da Mobilidade; Rodrigo Aparecido da Silva Braga, de Engenharia de Computação; Fernanda Rodrigues da Silva, de Engenharia de Controle e Automação; Márcio Roberto de Freitas, de Engenharia de Materiais; Tábata Nakagomi Fernandes Pereira, de Engenharia de Produção; Daniel de Souza Costa Calvo, de Engenharia de Saúde e Segurança; Élcio Franklin de Arruda, de Engenharia Elétrica, e Bruno Silva Cota, de Engenharia Mecânica.
Fizeram uso da palavra, a oradora da turma, Janaína Ferreira dos Santos, do curso de Engenharia Elétrica; o pró-reitor de Graduação, professor Edmilson Marmo; o diretor geral do Campus de Itabira, professor Gilberto Cuzzuol; o paraninfo, engenheiro Augusto César Campos de Sousa Machado, e o patrono, professor Luiz Gonzaga Mariano de Souza.



Após os discursos do paraninfo e do patrono, o reitor entregou-lhes medalhas comemorativas alusivas aos 110 anos da Instituição, comemorados em 2023, em reconhecimento pelo prestígio aos graduados do 1º semestre de 2024 do campus de Itabira e pela atuação de cada um deles como ex-alunos junto à UNIFEI.
Por fim, o professor Edson Bortoni fez seu pronunciamento, falando em nome da comunidade acadêmica. Na sequência, foram repassadas informações aos novos graduados sobre certificado de conclusão de curso e emissão do diploma digital, bem como sobre a atuação da Fundação Theodomiro Santiago (FTS). A cerimônia foi encerrada com a realização de uma foto oficial dos novos graduados com os professores coordenadores e homenageados de cada curso e os componentes da mesa de honra.
Homenagem em Itabira
No dia 15 de agosto, quinta-feira, vários docentes e servidores técnico-administrativos do campus de Itabira participaram de uma confraternização em homenagem ao professor aposentado da UNIFEI Luiz Gonzaga Mariano de Souza, patrono da turma de formandos do primeiro semestre de 2024.
Na oportunidade, foram relembrados fatos históricos da implantação do campus da UNIFEI em Itabira, que foi coordenada pelo professor Gonzaga entre os anos de 2008 e 2012.
Colação de 23/08, em Itajubá

Em ambas as colações realizadas em Itajubá, a mesa foi composta pelo reitor da Instituição, professor Edson da Costa Bortoni; o pró-reitor de Graduação, professor Edmilson Marmo Moreira; a assessora de Registro Acadêmico da Graduação do campus de Itajubá, Leandra Dias Pinto Martins; o patrono da turma, engenheiro Carlos Eduardo Domingues Alves, diretor vice-presidente executivo de Tecnologia e Negócios da empresa Cielo, e o paraninfo, engenheiro Luciano Macaferri Rodrigues, diretor geral da empresa Thales Brasil.

Na primeira e na segunda colações, a mesa também contou com a presença da engenheira Dagmar Luz de Andrade, presidente da Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-UNIFEI), e somente na primeira colação, com a presença do engenheiro Bernardo Vasconcelos de Carvalho, presidente da Fundação Theodomiro Santiago (FTS).
Nas duas colações, após a composição da mesa solene e da abertura oficial feita pelo professor Bortoni, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e os juramentos foram realizados por representantes dos alunos e confirmados pelo reitor, que conferiu os respectivos graus aos formandos. Na primeira cerimônia, o formando Fernando Alves da Silva, do curso de Engenharia de Bioprocessos, realizou o juramento em nome da turma, e na segunda colação, o juramentista foi Manoel Pereira de Freitas, do curso de Engenharia Mecânica.

Em seguida, houve o ato de concessão do grau acadêmico aos formandos, que receberam o certificado simbólico dos professores coordenadores e homenageados de seus cursos, cumprimentaram os integrantes da mesa e assinaram a ata da colação de grau.
Durante a concessão do grau acadêmico, foram realizadas também homenagens dos formandos aos docentes por meio de certificados. Na primeira colação, foram homenageados os professores Isabela Neves Drummond, do curso de Ciência da Computação; Janaína Roberta dos Santos, de Ciências Biológicas Licenciatura; Arcilan Trevenzoli Assireu, de Ciências Atmosféricas; Rafael Silva Capaz, de Engenharia Ambiental; Adinele Gomes Guimarães, de Engenharia Civil; Guilherme Youssef Rodrigues, de Engenharia de Bioprocessos; Enzo Seraphim, de Engenharia de Computação; Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, de Engenharia de Controle e Automação; Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida, de Engenharia Eletrônica; Benedito Cláudio da Silva, de Engenharia Hídrica; Hugo Perazzini, de Engenharia Química; Juan Valentin Mendoza Mogollon, de Matemática Bacharelado; Mariana Feiteiro Cavalari, de Matemática Licenciatura, e Bruno Guazelli Batista, de Sistemas de Informação.
Na segunda cerimônia, foram homenageados os professores Victor Eduardo de Mello Valério, do curso de Administração; Lucilene de Oliveira Rodrigues, de Engenharia de Energia; Geovani Rodrigues, de Engenharia de Materiais; Carlos Henrique Pereira Mello, de Engenharia de Produção; João Guilherme de Carvalho Costa, de Engenharia Elétrica; Marcos Aurélio de Souza, de Engenharia Mecânica; Rogério Frauendorf de Faria Coimbra, de Engenharia Mecânica Aeronáutica; Adhimar Flávio Oliveira, de Física Licenciatura Presencial em Itajubá; Fabrício Augusto Barone Rangel, de Física Licenciatura a Distância, e Maurício Silva dos Santos, de Química Bacharelado.
O graduado João Victor Salgado de Souza, do curso de Engenharia Química, foi o orador da turma na primeira colação; na segunda cerimônia, a graduada Dhara Oliveira Mello, de Engenharia de Computação, deixou sua palavra em nome da turma.

Nas duas cerimônias, também fizeram uso da palavra o pró-reitor de Graduação, o patrono, o paraninfo e o reitor da UNIFEI. Após os seus discursos, o patrono e o paraninfo receberam do professor Edson Bortoni exemplares do livro “UNIFEI: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da Instituição, em reconhecimento pelo prestígio aos graduados do primeiro semestre de 2024 do campus de Itajubá e por sua atuação junto à Universidade.



Ao final de cada cerimônia, o reitor e demais integrantes da mesa assinaram o termo de encerramento da ata da colação de grau dos formandos do 1º semestre de 2024. Foram também repassadas orientações sobre a emissão dos certificados de conclusão de curso e dos diplomas digitais e foi feita uma apresentação sobre as atividades realizadas pela FTS. As cerimônias foram encerradas com a realização de suas respectivas fotos oficiais.