UNIFEI

Unifei Realiza Integra 2013

Música, palestras, apresentação de projetos, performance de dança e muito conhecimento sobre a instituição, assim a Unifei (Universidade Federal de Itajubá) recebeu os mais de mil calouros (ingressantes) no Integra 2013. O evento, que durou quatro dias, foi promovido pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE) e pelo Diretório Acadêmico (DA Unifei). Além disso, contou com a participação da sociedade civil, da Associação das Repúblicas estudantis, da Prefeitura de Itajubá e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Durante toda a semana, ocorreu no Saguão da Biblioteca Mauá (BIM), no Campus Universitário de Itajubá, inúmeras palestras para apresentar aos novos estudantes universitários os serviços prestados pelos órgãos da Unifei, como o DA, a Associação Atlética Acadêmica, o Diretório de Atendimento Estudantil, entre outros. Além das palestras, a PMMG e um grupo de enfermagem deram dicas sobre segurança e prevenção contra as drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

No espaço também foram montados 20 estandes com os projetos especiais da universidade nas áreas de tecnologia, robótica, voluntariado, idiomas, serviço social e cultura. Neste ambiente, os alunos puderam tomar conhecimento das inúmeras possibilidades extraclasse que a Unifei oferece. Tudo isso ao som de uma animada banda de forró e de dançarinos compostos pelos alunos veteranos.

Segundo a técnica em assuntos educacionais e pedagogia, Lídia Lopes Ozório, uma das organizadoras do evento, o Integra é muito importante para que a universidade interaja com os calouros. ”Muitos alunos vêm de longe, de diversas regiões do Brasil, e a ideia é acolhê-los de forma atrativa e calorosa, além de mostrar tudo que a Unifei e a cidade de Itajubá tem para oferecê-los”.

Um dos destaques do Integra foi a realização de exames gratuitos, através de parceria entre o Serviço de Enfermagem da Unifei e a Prefeitura de Itajubá. Os visitantes tiveram acesso aos exames de Sífilis, HIV, Hepatites B e C e Candidíase. Esta ação integra o Programa do Ministério da Saúde “Fique Sabendo”, em que o governo federal custeia o material para os exames e o paciente conhece o resultado em seguida. O reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida, visitou os estandes e também realizou os exames de saúde.