UNIFEI

Unifei Realiza Mostra Do Projeto De Letramento Científico E Tecnológico

 

 

 Aconteceu no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a 1ª Mostra de Projetos em Parceria Universidade-Escola, no Centro de Educação (Ceduc). Durante o evento, foram divulgados os trabalhos realizados por alunos do ensino médio de escolas da cidade, orientados por professores que participaram do projeto de extensão Letramento Científico e Tecnológico na Escola Básica, que tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Administração (PRAd) da Universidade.

 O projeto teve início no final de março e foi coordenado pela professora Dra. Eliane Matesco Cristóvão, do Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Unifei. Trata-se de uma ação extensionista de formação de pequenos grupos de pesquisa e intervenção para resolução de problemas socioambientais locais. Ele foi aprovado no Edital do Programa de Extensão Universitária (Proext) 2016, atingindo a 10ª colocação no ranking nacional, com nota 99,5, e os recursos para sua realização são oriundos do Ministério da Educação (MEC).

 Após a abertura oficial do evento, aconteceu a apresentação de uma peça teatral por alunos da Unifei que compõem a equipe Quitrupe. Em seguida, houve a composição de mesa, por representantes da Universidade e de escolas envolvidas no projeto: professora Eliane Matesco; Flávia Motta, que coordena projetos de extensão na Proex; Rafael Pereira Galindo, professor de Língua Portuguesa na Escola Estadual Major João Pereira; a aluna Vivian, representante dos bolsistas da Unifei, e o aluno Patrick, representante dos estudantes do ensino médio.

 Os participantes puderam visitar a Mostra sobre pesquisas dos alunos envolvidos no projeto, sendo cada uma apresentada em banner. Pela Escola Estadual Wenceslau Braz, foram apresentados os trabalhos: “Como criar um aplicativo para celular de fácil acesso para alunos e professores”, “Desenvolvimento de aplicativo para celular com base na identificação de problemas socioambientais” e “O esgoto como problema de maior impacto na visão dos alunos mediante o uso do aplicativo: uma proposta pedagógica com o uso do celular no ensino médio”.

 Alunos da Escola Estadual Major João Pereira desenvolveram os trabalhos: “Abordagem histórico-filosófica do tabaco”, “A Matemática adverte: fumar é prejudicial ao bolso”, “Cigarro: como e por que combatê-lo”, “Doenças causadas pelo tabagismo” e “Tabagismo: composição química do cigarro”. E a Escola Estadual Barão do Rio Branco apresentou os seguintes trabalhos: “A coleta seletiva na Indústria de Material Bélico (Imbel) de Itajubá – MG”, “Coleta seletiva: entrevista com os moradores do bairro Imbel, em Itajubá – MG, sobre o seu conhecimento acerca da coleta seletiva”, “Coleta seletiva: o que dizem as leis ambientais no Brasil?”, “Coleta seletiva no Brasil e no mundo” e “Participação na sessão da Câmara de Vereadores Mirins”. Na ocasião, também foram apresentados documentários produzidos por professores do Curso de Acessibilidade Cultural do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (Nefti), do Instituto de Física e Química (IFQ).

 Segundo a professora Eliane, o projeto foi proposto pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares Escrita e Letramento, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) da Unifei, procurando contribuir para a formação inicial e continuada de professores e para a aprendizagem de alunos de ensino médio da rede pública estadual. A primeira fase previa a formação inicial e continuada de professores que desenvolveram, na fase seguinte, pequenos projetos de pesquisa relacionados a questões socioambientais locais com seus alunos do ensino médio.

 Participaram do projeto professores pesquisadores da Unifei, sendo dois das áreas de Ensino de Biologia, um de Química, um de Física, dois de Educação Matemática e um de Letras, além de uma pesquisadora da Unicamp da área de Educação Física. Houve também a participação de 10 licenciandos selecionados, sendo dois bolsistas e oito voluntários. Destes alunos, três são do curso de licenciatura em Química, três de Ciências Biológicas, outros três de Matemática e um aluno de Física.

 As atividades foram realizadas em um contexto de pesquisa-ação permeado por práticas de letramento científico e tecnológico. O projeto atendeu 24 professores do ensino médio e atingiu, pelo menos, 160 estudantes deste nível de ensino, já que cada equipe de professores desenvolveu o projeto com um grupo mínimo de 20 alunos.

 Todos os documentos do projeto e suas ações podem ser acessados no site: http://gei.esy.es/.

 

 

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