
No dia 20 de setembro, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou o 1º Festival de Canto Coral, evento que reuniu sete corais de Itajubá e um de Carmo de Minas.
Itajubá é oficialmente reconhecida como Capital Mineira do Canto Coral pela Lei Estadual nº 23.609, de 16/03/2020, sancionada pelo Governo de Minas Gerais. A cidade abriga um expressivo conjunto de grupos educativo-musicais com tradição em canto coral, consolidando-se como um polo cultural de relevância estadual. Idealizado pelo maestro Amaury Vieira, com o apoio da professora Isabel Silva, Diretora de Cultura e Extensão Social da UNIFEI, e da Associação Vocales Brasil, o evento teve como objetivo promover a valorização e o fortalecimento da tradição do canto coral em Itajubá e região.

Na parte da tarde, foi realizado um workshop para os corais, conduzido pelo doutor em música coral Eduardo Lakshevitz, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). À noite, os corais se apresentaram com repertórios diversificados, abrangendo diferentes estilos musicais e épocas.

O festival também marcou a reabertura da UNIFEI à comunidade, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e parcerias com a Secretaria de Cultura e Turismo de Itajubá, a Academia Itajubense de Letras, o Colégio G9 e o Laboratório Coral.
