UNIFEI

UNIFEI realiza VII Simpósio de Iniciação Científica em Itajubá e Itabira

No mês de novembro, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) promoveu a sétima edição do Simpósio de Iniciação Científica em seus campi de Itajubá e Itabira. Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”, o evento incluiu diversas palestras e apresentações de pôsteres com trabalhos realizados pelos(as) alunos(as), sob orientação de pesquisadores(as) da UNIFEI.

O simpósio teve como objetivos divulgar os resultados das pesquisas dos(as) discentes vinculados(as) aos programas de Iniciação Científica (IC) e incentivar outros(as) alunos(as) a se envolverem em projetos de pesquisa. A organização foi realizada pela Diretoria de Pesquisa (DIP), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No primeiro dia do evento, o pesquisador Bruno Rondani, reconhecido como um dos principais especialistas em Open Innovation no Brasil, realizou a palestra intitulada “Empreendedorismo e inovação: o que muda e o que não muda”. Na parte da tarde, o professor Geraldo Fabiano de Souza Moraes, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFEI (CEP), apresentou a palestra “Diálogos Éticos em Pesquisa: Dilemas e Desafios”. Por fim, o professor Alexandre Cunha Costa, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), ministrou a palestra “Impacto das mudanças climáticas nas doenças sensíveis ao clima”.

No segundo dia, ocorreram as sessões de pôsteres, com apresentações presenciais dos trabalhos de IC em cada campus.

No último dia do simpósio, foi realizada a mesa-redonda “Mudanças climáticas: projeções e cenários, relação com doenças, qualidade do ar e desastres naturais”, com a participação das professoras da UNIFEI Michele Simões Reboita e Vanessa Silveira Barreto, da pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Ana Paula Martins Amaral Cunha, e do professor Alexandre Cunha Costa (UNILAB).

Encerrando a programação, a Técnica Daíla dos Passos Vitorino, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), apresentou palestra sobre o trabalho desenvolvido na UNIFEI, especialmente no tocante à propriedade intelectual e registro de patentes.

Todas as palestras e mesas-redondas estão disponíveis no YouTube e podem ser acessadas por meio do link: https://www.youtube.com/@simposiodeiniciacaocientif6761 

Rolar para cima
Ir para o conteúdo