UNIFEI

Unifei recebe a visita de Cônsul do Reino Unido

A Unifei recebeu a visita do cônsul do Reino Unido, Thomas Pedroso Nemes, no dia 21 de setembro.
Além do reitor, estiveram presentes diversos representantes da Unifei e da cidade de Itajubá.
O encontro teve como objetivo estreitar relações e promover parcerias entre a Unifei e o Consulado.
Os visitantes também estiveram no Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU).

 

 Na manhã de 21 de setembro, sexta-feira, a Reitoria da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) recebeu a visita do Cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Thomas Pedroso Nemes, acompanhado do membro de sua equipe, José Cristiano Ferreira de Andrade.

 Eles foram recebidos pelos professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor da Unifei; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Edson de Oliveira Pamplona, pró-reitor de Extensão, e Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), pela qual também esteve presente o servidor Alessandro Augusto Nunes Campos, coordenador de Fomento de Pesquisa e Desenvolvimento.

 Participaram ainda da visita os representantes da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá, engenheiro José Fernando Grassi Bissacot e Gisele Paz Lima e Alves, respectivamente secretário e diretora do Departamento de Ciências e Tecnologia; Henrique Sérgio de Paula, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei), e Carlos Vitor Rodrigues Conti, diretor de Inovação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai).

 O encontro teve como objetivo estreitar as relações entre o Consulado e a Universidade. Segundo o cônsul, já existem parcerias, principalmente na área de pesquisas, entre universidades britânicas e brasileiras, o que promove o desenvolvimento didático e tecnológico.

 Entre outros assuntos, os presentes discutiram a importância da cidade de Itajubá como promotora da tecnologia e inovação, o papel da Unifei na produção de patentes e transferência tecnológica, suas propostas para o ensino e aprendizagem da língua inglesa e as oportunidades de internacionalização de seus cursos. Na oportunidade, foi destacado que, atualmente, a Universidade conta com programas como o Idiomas sem Fronteiras (ISF), do qual alunos, docentes e servidores podem participar gratuitamente.

 Os participantes da visita puderam assistir a um vídeo sobre a Unifei que apresenta informações sobre o campus sede e o campus avançado de Itabira. Em seguida, o reitor, professor Dagoberto, passou às mãos do cônsul um exemplar do livro “Unifei: 100 Anos de História”, alusivo ao primeiro centenário da Instituição.

 Depois da visita à Reitoria, os representantes do Consulado puderam conhecer algumas unidades do campus sede nas quais são desenvolvidos diversos trabalhos de pesquisa, como o Núcleo de Separadores Compactos (Nusec), o Laboratório de Alta Tensão (LAT) e o Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU).