UNIFEI

UNIFEI se torna integrante da Rede Mineira de Comunicação Científica

Representantes do projeto “Uai, Me Conta?!” estiveram presentes no 12ª edição do Fala Ciência, realizada em novembro na sede da FAPEMIG, na capital mineira. (Crédito: Projeto “Uai, Me Conta?!”)

 A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) se tornou parte oficial da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), ao lado de outras instituições e centros de pesquisa mineiros e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que se uniram para elaborar soluções e alternativas que tornem a Ciência em um assunto mais próximo e acessível à população em geral, com o objetivo de divulgar o fazer científico desenvolvido no meio acadêmico.

 A representante da UNIFEI na RMCC é a professora Jane Raquel Silva de Oliveira, do Instituto de Física e Química (IFQ), que faz parte da coordenação do projeto de divulgação científica “Uai, Me Conta?!”, cujo fomento se dá por meio do Edital 05/22 da FAPEMIG.

 Desde 2015, a RMCC reúne mais de 20 representantes de estruturas de comunicação de empresas públicas e privadas de Minas Gerais. A Rede surgiu com a proposta de agrupar e dar força às instituições e agentes divulgadores de ciência, tecnologia e inovação.

 Atualmente, a RMCC trabalha em diferentes frentes com objetivo de dar mais visibilidade às informações de ciência, tecnologia e informação, além da organização de eventos na área de divulgação da Ciência, como a 12ª edição do Fala Ciência, que aconteceu em 29 de novembro de 2023 e contou com a participação da professora Juliana Fedoce Lopes, do IFQ, e de Fernanda Honorio, ambas da equipe do “Uai, Me Conta?!”.

 Para mais informações sobre a RMCC, os interessados podem acessar o link: https://redemineiradecomunicacaocientifica.wordpress.com/

Uai, Me Conta?!

 O objetivo principal do “Uai, Me Conta?!” é desenvolver, a partir de uma rede colaborativa estadual, materiais de divulgação científica que tenham como foco mostrar a diversidade de cientistas e produções de conhecimentos das diferentes microrregiões de Minas Gerais, apresentando, por meio de diferentes formatos digitais, o fazer científico na perspectiva de quem faz a Ciência mineira, além de toda a riqueza do Estado.

 Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas na matéria veiculada no site da UNIFEI em agosto de 2023: https://unifei.edu.br/blog/uai-me-conta-projeto-criado-por-docentes-do-ifq-da-unifei-desenvolve-materiais-para-promover-a-divulgacao-cientifica/ ou pelo site do programa: https://suaciencia.org/uai-me-conta/

Rolar para cima
Ir para o conteúdo