


Aconteceu no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) a sexta reunião do projeto Tempus The Crux, financiado pela União Europeia, da qual participaram representantes de várias instituições de ensino superior da América Latina e da Europa, os quais participaram ainda, do Seminário Científico sobre Energias Renováveis.
A abertura da reunião foi feita no prédio do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM), contando com as presenças dos professores Marcel Fernando da Costa Parentoni, vice-reitor da Unifei; Luiz Fernando Valadão Flores, diretor do IEM, e Maurílio Pereira Coutinho, da Secretaria de Relações Internacionais.
O vice-reitor deu as boas-vindas aos presentes, desejando-lhes êxito na reunião, e outros professores da Unifei também fizeram uso da palavra. Na sequência, os participantes do evento se apresentaram e o professor Khamid Mahkamov, da Northumbria University, do Reino Unido, fez uma breve explicação sobre os objetivos do projeto, do qual é o coordenador.
A reunião tratou sobre “Modernização curricular e desenvolvimento de habilidades nos cursos de graduação e pós-graduação em engenharias das universidades latino-americanas de acordo com os padrões da União Europeia”, tendo como principais atividades a análise de mercado e a identificação das necessidades de melhoria curricular, dando ênfase na inclusão de disciplinas sobre energias renováveis em cursos de graduação e mestrado já existentes.
Outros temas tratados foram a modernização curricular com destaque na preparação de novas disciplinas, a criação de facilidades laboratoriais e a organização de cursos para ensino a distância. Na oportunidade, foi informado que universidades da América Latina tinham recebido módulos didáticos de Ciclo Rankine, energia fotovoltaica e eólica para seus laboratórios.
Também foi tratado sobre a implementação de novas disciplinas nos cursos de graduação e mestrado em cada universidade representada na reunião e houve a discussão sobre a gestão do projeto, o que inclui reuniões, trabalho sobre os currículos e disciplinas, página na web e relatórios.
Seminário no Excen
Aconteceu o Seminário Científico sobre Energias Renováveis, no Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen). Na oportunidade, foram comemorados os vinte anos de criação do Núcleo de Estudos de Sistemas Térmicos (Nest) da Unifei.
A sessão da manhã do seminário, que tratou sobre energia solar, teve início com a fala do professor Khamid Mahkamov, que desenvolveu o tema “The Crux project and Northumbria EU Project on Micro Solar Thermal Plant”. Em seguida, o professor Electo Eduardo Silva Lora, do IEM da Unifei, falou sobre as atividades do Nest nos últimos vinte anos.
Houve ainda as participações do professor Ivan David Serna Suarez, que apresentou uma visão geral em relação às pesquisas na Universidad de Santander (Udes), da Colômbia, e do professor Vladimir Rafael Melian Cobas, do IEM da Unifei, que falou sobre testes e modelagem de uma instalação de 1-KWe.
Luca Cioccolanti, da Università Politecnica delle Marche, na Itália, discorreu sobre o desenvolvimento em pequena escala de usina térmica solar concentrada, e os professores da Universidad de Oriente, de Cuba, Maria Isabel Fernandez Parra e Josue Imbert Gonzalez, finalizaram a sessão da manhã. A professora falou sobre a utilização da teoria do caos para o projeto de sistemas de geração de energia solar, e o professor discorreu sobre a experiência cubana na refrigeração e climatização solar utilizando sistemas de absorção.
À tarde, os temas tratados no seminário foram biomassa, resíduos e biorrefinarias. O professor José Carlos Escobar Palacio, do IEM da Unifei, falou sobre otimização de produtos de biorrefinarias. Em seguida, Vyacheslav Kafarov, da Universidad Industrial de Santander (UIS), também da Colômbia, fez a apresentação sobre formas de alcançar a sustentabilidade das biorrefinarias.
O professor Juan Jose Hernandez Adrover, da Universidad de Castilla la Mancha, da Espanha, apresentou seu trabalho “Potencial de gás da gaseificação de biomassa para uso em motores a diesel de duplo combustível”. Em seguida, Rene Lesme Jaen falou sobre avaliação ambiental dos resíduos de milho e utilização de energia, um estudo de caso das províncias de Los Rios e Guayas, do Equador.
O professor Deny Oliva Merencio, da Universidad Tecnológica de La Habana Jose Antonio Echeverria, de Cuba, falou sobre a utilização energética de resíduos como elemento obrigatório de sustentabilidade, e finalizando o seminário, o professor Jorge Luis Chacon Velazco apresentou resultados preliminares do uso de biogás para geração de energia em áreas rurais na Colômbia.
Após as apresentações da tarde, foram feitas as considerações finais do seminário e foi encerrada a sexta reunião do projeto Tempus The Crux.