UNIFEI

Unifei Vai Sediar Primeira Competição Sae Brasil Helidesign Em 2017

 

 

 A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) irá sediar, em 2017, a primeira competição SAE Brasil Helidesign, uma iniciativa de caráter educacional voltada para alunos do ensino técnico profissional de nível médio. A competição, que será realizada no campus sede da Unifei, desafia estudantes e professores do ensino profissional técnico de nível médio a desenvolverem sistemas embarcados em aeronaves de asas rotativas remotamente controladas (drones).

 A Unifei dispõe de instalações adequadas para a realização de todas as etapas da competição, da cerimônia de abertura às provas teóricas (competição do projeto) e práticas (competição de voo). A Universidade também acumula relevante histórico de atividades de pesquisa e desenvolvimento nas disciplinas de eletrônica, mecatrônica e robótica, que abrangem aplicações de veículos aéreos não tripulados (VANTs) e, particularmente, drones.

 O processo de escolha da Unifei começou com uma primeira visita de representantes da SAE Brasil ao professor Alexandre Carlos Brandão Ramos e aos integrantes da equipe Black Bee Drones, sob sua coordenação e que teve sequência com novos contatos e consultas entre dirigentes da Universidade e a associação dos engenheiros.

 O engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE Brasil, afirmou que “é uma honra e satisfação para a SAE Brasil poder contar com o apoio de uma instituição de reconhecida capacidade e prestígio como a Unifei, que abrigará em suas dependências a primeira competição Helidesign, fator de crucial importância para mais esta iniciativa educacional da SAE Brasil, que vem se somar a outras competições de sucesso, que são os Projetos Baja SAE, AeroDesign, Demoiselle e Fórmula SAE”.

 Já o reitor da Unifei, professor Dagoberto Alves de Almeida, destacou que “sediar a primeira competição SAE Brasil Helidesign no nosso campus sede em Itajubá está em total alinhamento e sincronia com o perfil tecnológico e a missão da Unifei, que é a formação, geração e aplicação de tecnologia com responsabilidade social dentro de um contexto regional, nacional e internacional”. O dirigente universitário completou dizendo: “temos a certeza que esse evento será uma oportunidade ímpar para despertarmos em muitos jovens o interesse em trilhar carreiras nas áreas tecnológicas e de engenharia”.

 O Projeto SAE Brasil Helidesign conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Ele tem por objetivo estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

 Equipes integradas por até 15 alunos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão desenvolver sistemas instalados a bordo de drones, visando o cumprimento de tarefas ou missões que constituem o desafio técnico da competição, segundo requisitos detalhados no regulamento da competição.

 O drone deverá seguir modelo padronizado, com características definidas em regulamento e de valor acessível às equipes concorrentes. Os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe.

 

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.